Qual o objetivo do Código Anbima?
Índice
- Qual o objetivo do Código Anbima?
- O que é autorregulação Anbima?
- Qual o papel da Anbima na Regulação dos mercados?
- O que compete a Anbima?
- Qual objetivo do Código ANBIMA de distribuição de produtos de Investimento no varejo?
- Quem deve aderir ao Código ANBIMA?
- São vantagens da autorregulação ANBIMA?
- Quem fiscaliza a Anbima?
- Qual é o papel da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais Anbima na regulação dos mercados?
- Quem deve aderir ao Código Anbima?

Qual o objetivo do Código Anbima?
O presente Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Distribuição de Produ- tos de Investimento (“Código”) tem como objetivo estabelecer princípios e regras para Distribui- ção de Produtos de Investimento, visando, principalmente: Page 6 6 I.
O que é autorregulação Anbima?
As instituições participam de autorregulação de duas formas: ... Ao aderir aos códigos que regulam as atividades que desempenha, mesmo sem se associar, a instituição se compromete a seguir as boas práticas estabelecidas para suas áreas de atuação.
Qual o papel da Anbima na Regulação dos mercados?
A Anbima tem a função de autorregular o funcionamento do mercado financeiro e de tornar transparente as ações para todos atuarem de maneira mais tranquila. Tudo isso mostra a preocupação que a entidade tem com o investidor e, de um modo geral, com a ética das operações.
O que compete a Anbima?
Compete à Anbima: Atuar como agente regulador privado. Criar e supervisionar o cumprimento das regras dos Códigos de Regulação e Melhores Práticas. Atuar conjunta e construtivamente com as instituições públicas brasileiras para regular as atividades das entidades que atuam nos mercados financeiro e de capitais.
Qual objetivo do Código ANBIMA de distribuição de produtos de Investimento no varejo?
O código estabelece princípios e regras para as atividades relacionadas à distribuição de produtos de investimento. Entre os seus objetivos, estão elevar a transparência no relacionamento com os investidores, a padronização dos procedimentos e garantir a qualificação das instituições e de seus profissionais.
Quem deve aderir ao Código ANBIMA?
Estão sujeitas a este normativo as Instituições consideradas Aspirantes e Partici- pantes. §2º. O processo de associação ou adesão ao Código ABVCAP/ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento em Participação não está sujeito a este normativo.
São vantagens da autorregulação ANBIMA?
José Carlos Doherty, superintendente-geral da ANBIMA, explica que a autorregulação não é selo de qualidade ou atestado de rentabilidade para produtos de investimento, mas sim uma garantia de que a instituição cumpre boas práticas de mercado. Ele destaca que o modelo alcança o investidor por meio da educação financeira.
Quem fiscaliza a Anbima?
E a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) o mercado de capitais. Além disso, entidades privadas como a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) também atuam por delegação da CVM.
Qual é o papel da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais Anbima na regulação dos mercados?
Fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global.
Quem deve aderir ao Código Anbima?
Estão sujeitas a este normativo as Instituições consideradas Aspirantes e Partici- pantes. §2º. O processo de associação ou adesão ao Código ABVCAP/ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento em Participação não está sujeito a este normativo.