adplus-dvertising

O que é um argumento de autoridade?

Índice

O que é um argumento de autoridade?

O que é um argumento de autoridade?

No argumento de autoridade, o auditório é levado a aceitar a validade da tese ou conclusão [C] defendida a respeito de certos dados [D], pela credibilidade atribuída à palavra de alguém publicamente considerado autoridade na área [J].

O que é argumento de autoridade de um exemplo?

Um argumento de autoridade é um argumento baseado na opinião de um especialista. Os argumentos de autoridade têm geralmente a seguinte forma lógica (ou são a ela redutíveis): «a disse que P; logo, P». Por exemplo: «Aristóteles disse que a Terra é plana; logo, a Terra é plana».

Como usar o argumento de autoridade?

Argumento de Autoridade, também conhecido como apelo à autoridade ou argumentum ad verecunidam (em latim), é uma forma de argumento em que a opinião de uma autoridade em um assunto é utilizada para defender um ponto. ... Cientistas defendem que autoridades devem provar seus argumentos como qualquer outra pessoa.

O que é argumentação e argumento de autoridade?

Argumento de Autoridade é o nome dado a um recurso argumentativo segundo o qual, ao tomarmos nossas escolhas, as justificamos como fazendo parte do comportamento de outras pessoas importantes.

O que é um argumento exemplo?

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”.

O que é argumento indutivo de um exemplo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.

O que é um argumento de exemplo?

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

Qual a diferença entre autoridade de argumento é argumento de autoridade?

Nesse caso, o conceito de autoridade está relacionado ao poder de dar ordens: autoridade é aquele que manda. Mas quando falamos de argumento de autoridade, a autoridade em questão não é alguém que tem o poder de mandar, mas simplesmente um especialista de reconhecido mérito em dado campo de conhecimento.

O que é um argumento?

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

Como identificar os argumentos de um texto?

A argumentação não trabalha com fatos claros e evidentes, mas sim investiga fatos que geram opiniões diversas, sempre em busca de encontrar fundamentos para localizar a opinião mais coerente. Não se pode, em uma argumentação, afirmar a verdade ou negar a verdade afirmada por outra pessoa.

Qual a estrutura de um argumento de autoridade?

  • A estrutura de um argumento de autoridade sempre será a mesma: uma declaração “X” é verdadeira porque “Y” é uma autoridade sobre o assunto. Dessa forma, supõe-se que o argumento seja verdadeiro, uma vez que a opinião de “Y” é objetivamente bem fundamentada e possui informações e credibilidade suficientes para ter razão (REASONING RESOURCES, 2008).

Quando o argumento da autoridade é razoável?

  • Esse tipo de argumento é razoável apenas quando não é necessário verificar a veracidade da afirmação (softschools.com, 2017). Dessa forma, o argumento da autoridade é considerado uma falácia, pois se baseia em um sentimento e nos fatores que determinam a autoridade da pessoa que emite o argumento.

Como avaliar um argumento de autoridade?

  • Em primeiro lugar, para avaliar um argumento de autoridade, é fundamental saber se a suposta autoridade é de fato um especialista ou tem condições de estar bem informada sobre o que diz. Em segundo lugar, ao usar ou acreditar em um argumento de autoridade, é importante verificar se a maioria dos especialistas na área não discorda sobre o assunto.

Por que os argumentos devem ser utilizados?

  • Os argumentos devem ser utilizados sempre que você quiser convencer alguémsobre algum fato ou opinião. Eles podem ser simples, expressos em apenas algumas palavras, ou complexos, com raciocínio mais completos, que precisam de explicações mais extensas.

Postagens relacionadas: