adplus-dvertising

Qual foi a contribuição de Pplatao para a educação?

Índice

Qual foi a contribuição de Pplatao para a educação?

Qual foi a contribuição de Pplatao para a educação?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

O que é o pensamento político?

O pensamento político moderno, a partir do Renascimento, funda-se em alicerces que subsistem até os dias atuais. ... Nasce uma nova perspectiva para o entendimento dos seres humanos, dentro de um contexto político, social, econômico e inclusive religioso.

Qual era o pensamento de Platão?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...

Quais são os princípios da teoria política de Platão?

No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.

Qual foi a contribuição de Aristóteles para a educação?

Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz. Há uma relação entre política e educação na Grécia antiga.

Como Aristóteles irá contribuir para a educação?

O filósofo grego Aristóteles acreditava na educação como forma de preparar o homem para viver em sociedade. ... A educação seria a maneira de preparar o cidadão para a vida em sociedade, e essa vida em sociedade deveria se dar por meio de virtude calcada na boa educação e na prática de atos virtuosos.

Qual seria a forma ideal de governo para Platão?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.

Qual o objetivo da política de Platão?

  • O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal.

Como Platão se preocupou com a política?

  • Podemos dizer, grosso modo, que Platão se preocupou mais em analisar como a política deve ser. Já Aristóteles se preocupou mais em analisar como a política é de fato.

Quais são as teses políticas de Platão e Aristóteles?

  • Entre os pontos convergentes das teses políticas de Platão e Aristóteles podemos destacar o fato de ambos aceitarem que uma sociedade dividida em estamentos (em que cada indivíduo exerce da melhor maneira possível aquilo que lhe é determinado pela sua natureza) é uma sociedade justa.

Qual a origem da filosofia de Platão?

  • De origem aristocrática, Platão concebe um seu posicionamento teórico de valorização da reflexão filosófica o leva a conceber uma “sofocracia” (etimologicamente, “poder da sabedoria”). Segundo ele, os homens comuns são vítimas do conhecimento imperfeito, da “opinião”, e, portanto, devem ser dirigidos por homens que se distinguem pelo saber.

Postagens relacionadas: