O que é Eros Para Platão?
Índice
- O que é Eros Para Platão?
- O que é o Eros e qual a sua função na ética platônica?
- Qual a definição de eros?
- Como Platão traz a ideia de eros para pensar o amor?
- Qual o mito que Platão utiliza para explicar a busca pela Cara-metade?
- O que é o amor Eros para Sócrates?
- Qual o ponto de vista de Platão e de Freud?
- Quais são os outros três Eros?
- Qual é o conceito de Eros?
- Qual é a contrapartida de Eros?

O que é Eros Para Platão?
Para Platão, Eros é o conceito geral para Amor (ver scala amoris) e a sua forma verdadeira abrange principalmente o amor divino, ajudando a alma a se elevar e recordar o conhecimento da beleza, o que contribui para a compreensão da verdade espiritual.
O que é o Eros e qual a sua função na ética platônica?
Fedro afirma que Eros é um grande deus primitivo. ... Pausânias distingue dois Eros relacionados com Afrodite: o celestial e o popular. O primeiro, o amor platônico, essencialmente masculino e, o segundo, busca o prazer nos corpos. Erixímaco, médico, fala de Eros como o princípio universal de harmonia e de saúde.
Qual a definição de eros?
Significado de Eros substantivo [Medicina] Sinônimo de libido (satisfação do princípio do prazer), desejo em antagonismo com Tanatos, o instinto de morte, destruição, desprazer. Seu nome advém da mitologia grega, em que Eros era o filho de Vênus, a deusa do Amor.
Como Platão traz a ideia de eros para pensar o amor?
Por ela, Platão argumenta que o eros é inicialmente sentido por uma pessoa, mas, com a contemplação, pode se tornar uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo uma apreciação da própria beleza no sentido ideal. Como Platão expressa, o eros pode ajudar a alma a "lembrar" a beleza em sua forma pura.
Qual o mito que Platão utiliza para explicar a busca pela Cara-metade?
Na verdade, o mito da alma gêmea foi criado por Platão que em seu livro O Banquete tenta definir o que é o amor. E nessa busca, muitos convidados de uma festa, cada um por vez, faz um elogio ao deus Eros (deus do amor). ... Ele faz um discurso belo e que se imortalizou como a teoria da alma gêmea.
O que é o amor Eros para Sócrates?
Eros deseja o belo, e se ele o deseja é porque ele não o é, sendo assim ele fica num patamar entre o belo e o feio e por esta nessa posição intermediaria Eros é um filósofo, segundo Sócrates, pois deseja adquirir novos conhecimentos, já que o filósofo está entre a sabedoria e a ignorância.
Qual o ponto de vista de Platão e de Freud?
- No entanto, F. M. Cornford considera que os pontos de vista de Platão e de Freud são "diametralmente opostos" em relação ao eros. Em Platão, o eros é uma energia espiritual inicialmente, que então "cai" para baixo; enquanto em Freud eros é uma energia física que é "sublimada" para cima.
Quais são os outros três Eros?
- Os outros três são storge, philia e ágape. Eros refere-se comumente a "amor apaixonado" ou amor romântico; storge ao amor familiar; philia à amizade como uma espécie de amor; e ágape refere-se a "amor altruísta", ou " caridade ", como é traduzido nas escrituras cristãs (do latim caritas, qualidade de alguém querido).
Qual é o conceito de Eros?
- Para Platão, Eros é o conceito geral para Amor (ver scala amoris) e a sua forma verdadeira abrange principalmente o amor divino, ajudando a alma a se elevar e recordar o conhecimento da beleza, o que contribui para a compreensão da verdade espiritual. Os amantes e os filósofos todos são inspirados a dizer a verdade pelo Amor.
Qual é a contrapartida de Eros?
- Na psicologia analítica de Carl Jung, a contrapartida de eros é logos, um termo grego para o princípio da racionalidade. Jung considera logos como um princípio masculino, enquanto eros é um princípio feminino. De acordo com Jung: