O que Monteiro Lobato crítica em Paranoia ou mistificação?
Índice
- O que Monteiro Lobato crítica em Paranoia ou mistificação?
- Por que a obra abaixo de Anita Malfatti em 1917 foi tão criticada por Monteiro Lobato em seu artigo intitulado Paranoia ou mistificação?
- Quais as críticas de Monteiro Lobato as obras de Anita Malfatti?
- Por que a obra de Anita Malfatti não se encaixava na posição defendida por Lobato por que sua obra seria na visão dele torcida para a má direção?

O que Monteiro Lobato crítica em Paranoia ou mistificação?
Por tais posicionamentos e colocações, o texto hoje, é considerado um exemplo da crítica conservadora. O artigo Paranoia ou Mistificação, também, é um perfeito exemplo do que foi o movimento Pré-Modernismo, em que pensamentos conservadores/clássicos conviviam e divergiam com pensamentos modernistas.
Por que a obra abaixo de Anita Malfatti em 1917 foi tão criticada por Monteiro Lobato em seu artigo intitulado Paranoia ou mistificação?
Lobato publicou um artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, no qual questionou a necessidade de se criar uma arte moderna. Para ele, a arte moderna era considerada demasiado esquisita e, da forma como estava sendo criada, poderia ser produzida até mesmo “por um macaco com um pincel amarrado no rabo”.
Quais as críticas de Monteiro Lobato as obras de Anita Malfatti?
Lobato, embora reconheça em sua crítica o “talento vigoroso” e “fora do comum” de Anita, diz que sua “arte anormal” nasce com a “paranoia e com a mistificação” (palavras que não constam do título do texto publicado no jornal, mas em sua republicação, em 1919, na coletânea Ideias de Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, ...
Por que a obra de Anita Malfatti não se encaixava na posição defendida por Lobato por que sua obra seria na visão dele torcida para a má direção?
Porque fala sobre assuntos que não agradam todo tipo de pessoa... A visão de Monteiro Lobato de arte era muito acadêmica, por isso, ele viu na pintura expressionista de Anita uma deformação da arte. Ele escreveu um artigo criticando fortemente a pintura em 1913 .