O que Aristóteles fala sobre a democracia?
Índice
- O que Aristóteles fala sobre a democracia?
- Qual a concepção de política para Platão?
- Como podemos imaginar a educação para o pensamento platônico?
- O que é a política para Sócrates?
- Quem é Platão e Aristóteles?
- Quais os tipos de poder de Aristóteles?
- Qual a tese de Aristóteles?
- Qual o critério adotado por Aristóteles?
![O que Aristóteles fala sobre a democracia?](https://i.ytimg.com/vi/8ggQLjaoAT0/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDGsJgFwrry0421RR9R_uwWfhKTKQ)
O que Aristóteles fala sobre a democracia?
Segundo Aristóteles, não se deveria classificar a democracia como o Governo que a maioria domina, pois mesmo que, em uma cidade, a maioria dos indivíduos fosse rica e eles dominassem isso seria chamada de uma democracia, mesmo tendo uma maioria seria uma oligarquia, pois o poder estaria nas mãos, somente, dos ricos.
Qual a concepção de política para Platão?
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
Como podemos imaginar a educação para o pensamento platônico?
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
O que é a política para Sócrates?
De acordo com as ideias de Sócrates (4 a.C), um dos maiores filósofos de todos os tempos, a política era uma ferramenta necessária para a organização do Estado como um todo. ... Ainda, para Sócrates, o pensamento crítico ou racional era essencial para a discussão sobre as necessidades do Estado.
Quem é Platão e Aristóteles?
- Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica.
Quais os tipos de poder de Aristóteles?
- Aristóteles distingue três tipos de relação de poder, o poder do pai sobre o filho, do senhor sobre o escravo, do governante sobre o governado. Essas três formas de poder se distinguem entre si com base no tipo de interesse perseguido. Aristóteles justifica a escravidão por considerar que há homens escravos pela sua natureza.
Qual a tese de Aristóteles?
- Idéia que segundo ele é inata e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça. Já a tese formulada por Aristóteles permite essa diferença, pois as idéias não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois a fonte é a experiência e nem todos tem as mesmas experiências.
Qual o critério adotado por Aristóteles?
- O critério adotado por Aristóteles para distinguir a oligarquia e a democracia não é o critério numérico, de caráter geral, mas um critério bem mais concreto: a diferença entre ricos e pobres: “Na democracia governam os homens livres e os pobres, que constituem a maioria; na oligarquia governam os ricos e os nobres, que representam a minoria”.