adplus-dvertising

O que foi a polêmica Paranoia ou mistificação?

Índice

O que foi a polêmica Paranoia ou mistificação?

O que foi a polêmica Paranoia ou mistificação?

é como ficou conhecido um artigo, escrito por Monteiro Lobato, intitulado "A Propósito da Exposição Malfatti", publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 20 de dezembro de 1917, provocando uma polêmica que terminou por afastar Monteiro Lobato dos modernistas brasileiros de 1922.

Quando a sensações do mundo externo Transformam-se em impressões cerebrais nos sentimos para que sintamos de maneira diversa cúbica ou futurista é forçoso ou que a harmonia do universo sofra completa alteração ou que o nosso cérebro esteja em pane por virtude de alguma grave lesão enquanto?

Quando as sensações do mundo externo transformam-se em impressões cerebrais, nós "sentimos"; para que sintamos de maneira diversa, cúbica ou futurista, é forçoso ou que a harmonia do universo sofra completa alteração, ou que o nosso cérebro esteja em "pane" por virtude de alguma grave lesão.

Porque Lobato criticou Anita?

"Ele [Lobato] achava que o Almeida Júnior (1850-1899) era o caminho através do qual, ou a partir do qual, a pintura brasileira deveria evoluir. ... Segundo Marcos Augusto, Lobato "viu na exposição de Anita a ameaça da arte moderna no ambiente cultural paulista e brasileiro".

Qual a importância de Monteiro Lobato para o modernismo?

Apesar do regionalismo e da denúncia da realidade brasileira de sua obra, ele não se filiou à proposta estética da Semana de Arte Moderna de 22 – que faz agora 90 anos. Lobato via com desconfiança a influência das vanguardas europeias. Era um nacionalista convicto, mas nunca foi um adversário do movimento.

Quem criticou severamente Anita?

Em 20 de dezembro de 1917, Monteiro Lobato (1882-1948) publicou um texto no qual criticava uma exposição de Anita Malfatti (1889-1964). O escrito entrou para a história como uma declaração de guerra, o início de uma briga estética com os modernistas.

Postagens relacionadas: