O que Freud fala sobre a criança?
Índice
- O que Freud fala sobre a criança?
- O que é Infância para psicanálise?
- Como a psicanálise explica o desenvolvimento da personalidade?
- Como a Teoria da psicanálise compreende a aprendizagem?
- Quais as contribuições da psicanálise para a compreensão da aprendizagem?
- O que fala a teoria de Freud na educação?
- Qual a visão de Freud sobre os sonhos?
- Qual é a obra mais importante de Freud?
- Quais foram os artigos publicados por Freud sobre a sexualidade?
- Por que os sonhos são o primeiro elo das formações psíquicas?
O que Freud fala sobre a criança?
A criança que Freud descortina sente tristeza, solidão, raiva, desejos destrutivos, vive conflitos e contradições, é portadora de sexualidade, escapa ao controle da educação e “[...] é capaz da maior parte das manifestações psíquicas do amor, por exemplo, a ternura, a dedicação e o ciúme” (Freud, 1907/1976a, p. 139).
O que é Infância para psicanálise?
Na psicanálise, infância e infantil estão remetidos a estru- turas conceituais diversas. Enquanto a infância refere-se a um tempo da realidade histórica, o infantil é atemporal e está reme- tido a conceitos como pulsão, recalque e inconsciente.
Como a psicanálise explica o desenvolvimento da personalidade?
Freud concebeu o desenvolvimento da personalidade como centrado em certas particularidades anatômicas e certas funções fisiológicas e psicológicas correspondentes a elas e propôs que todas elas seriam expressões da sexualidade, a cada idade.
Como a Teoria da psicanálise compreende a aprendizagem?
Na aprendizagem, o saber move o sujeito, enquanto desejo e pensamento. E aparece enquanto formação do inconsciente. Na perspectiva do sujeito do inconsciente, a aprendizagem é um processo de transformação por resolução ou dissolução de antigas formações em novas formações do inconsciente.
Quais as contribuições da psicanálise para a compreensão da aprendizagem?
Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.
O que fala a teoria de Freud na educação?
O dicionário de termos de psicanálise de Freud (CUNHA, 1970) define educação como “um incitamento à conquista do princípio do prazer e em sua substituição pelo princípio da realidade” (p. 54). Uma de suas funções é inibir, proibir, suprimir; exercer o representante da lei e das exigências sociais.
Qual a visão de Freud sobre os sonhos?
- Nesta obra revolucionária, Freud introduz uma nova visão sobre a natureza e os significados dos sonhos. Antes dessa obra, os sonhos eram considerados apenas como trivialidades, resquícios das experiências da vida diurna.
Qual é a obra mais importante de Freud?
- Esse livro é um verdadeiro clássico e é considerado uma das obras mais importantes (talvez a mais importante) de Freud. Assim é uma leitura praticamente obrigatória para Psicólogos e com certeza uma leitura obrigatória para psicanalistas. Nesta obra revolucionária, Freud introduz uma nova visão sobre a natureza e os significados dos sonhos.
Quais foram os artigos publicados por Freud sobre a sexualidade?
- Entre os artigos publicados por Freud, alguns desvendaram e transformaram a visão da psicologia sobre a sexualidade, o desenvolvimento da mente humana e o significado de diversos comportamentos inconscientemente “fabricados” durante a infância. Entenda os principais conceitos e estudos deixados pelo psicanalista:
Por que os sonhos são o primeiro elo das formações psíquicas?
- De acordo com as próprias palavras de Freud: "Os sonhos são o primeiro elo de uma série de formações psíquicas (...) seu valor é mais teórico que prático e podem nos ajudar a explicar a gênese das fobias, neuroses e ideias obsessivas (...)