O que Nanã tem nas mãos?
O que Nanã tem nas mãos?
Entre os símbolos de Nanã está o ibiri, que é feito com palitos do dendezeiro que representa a multidão de Eguns, que são seus filhos na terra dos homens, e Nanã o carrega como mimasse uma criança.
O que é o ibiri de Nanã?
Ibiri é um apetrecho da cultura afro brasileira, inerente ao Orixá Nanã, indispensável em sua indumentária, geralmente visto no ibá de Nanã. Confeccionado com nervura da folha do Iji opé e ichã, ornado com búzios, palha da costa, fio de conta e cabaça.
Como e Nanã?
Qualidades de Nanã É um Orixá descendente de Abomey; está relacionado à água doce dos pântanos. Carrega consigo um ibiri azul. Guerreira agressiva descendente de Ifé, mora em águas doces e se veste de azul. Vive nos pântanos, é temida, defensora da mata e está relacionada a morte, lama e terra.
O que Iemanjá tem nas mãos?
Iemanjá, portanto, é a mãe da vida e, como tal, é a dona de todas as cabeças (Iyá Ori). ... Ela segura nas mãos um abebé de prata, a ferramenta de Iemanjá.
O que Oxum carrega na mão?
O arquétipo de Oxum é de uma mulher graciosa e elegante, com predileção por joias, perfumes e roupas. A figura de Oxum carrega um espelho na mão. Algumas pessoas confundem Oxum e Oxumarê, mas segundo a Umbanda e o Candomblé são divindades distintas.
O que fazer no dia de Naná?
O que pedir no dia de Nanã Buruque Dentro da Umbanda, e de outras religiões de raiz africana, ela é tratada com grande respeito e admiração. Em seu dia, os pedidos devem ser direcionados para o amor maternal, o amor de mãe. Ela é considerada a mãe de todos os homens.
Qual Santo representa Naná?
Sant'Ana No sincretismo religioso, Nanã representa Nossa Senhora Sant'Ana (ou Santa Ana). Sabe-se que ela foi a mãe de Maria de Nazaré, portanto, a avó de Jesus.
Quem é o Orixá Nanã?
Nanã é cultuada no candomblé Jeje como vodum e, no Candomblé Queto como um orixá da chuva, das águas paradas, mangue, pântano, terra molhada, lama e considerada a mãe dos orixás Obaluaiê, Iroco, Oçânhim, Oxumarê e Ieuá. Nanã é chamada carinhosamente de "Avó", por ser usualmente imaginada como uma anciã.