Como era Monteiro Lobato?
Índice
- Como era Monteiro Lobato?
- Como Monteiro Lobato passou a se importar com os livros?
- Como Monteiro Lobato se tornou escritor?
- Quais são as 10 principais obras de Monteiro Lobato?
- Quando Monteiro Lobato passou a se interessar pelos livros?
- Em que o Monteiro Lobato se formou?
- Por que Monteiro Lobato foi condenado à detenção?
- Quais são as características literárias de Monteiro Lobato?
- Quem era o Monteiro Lobato na década de 1920?
- Quais as obras de Lobato mais se destacaram?
Como era Monteiro Lobato?
Um dos representantes da geração pré-modernista brasileira, Lobato foi contista, ensaísta e tradutor, além de grande crítico social e político. Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, estado de São Paulo. ... Monteiro Lobato, além de grande escritor, era um visionário.
Como Monteiro Lobato passou a se importar com os livros?
Inclusive, foi com sua mãe que ele foi alfabetizado. E foi a partir daí que seu gosto pela leitura e pela literatura despertou. Ainda pequeno, ele leu todos os livros infantis da biblioteca de seu avô, o Visconde de Tremembé. Apesar disso, Monteiro Lobato sempre foi considerado um garoto agitado.
Como Monteiro Lobato se tornou escritor?
Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês, sua obra prima como escritor.
Quais são as 10 principais obras de Monteiro Lobato?
10 obras para conhecer Monteiro Lobato
- O picapau amarelo (1939) Compartilhar. ...
- Reinações de Narizinho (1931) Compartilhar. ...
- O saci (1921) Compartilhar. ...
- A chave do tamanho (1942) Compartilhar. ...
- Histórias de Tia Nastácia (1937) Compartilhar. ...
- Fábulas (1922) Compartilhar. ...
- Caçadas de Pedrinho (1933) ...
- Memórias da Emília (1936)
Quando Monteiro Lobato passou a se interessar pelos livros?
Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês, sua obra prima como escritor.
Em que o Monteiro Lobato se formou?
1904 Monteiro Lobato/Datas de formatura
Por que Monteiro Lobato foi condenado à detenção?
- Ao mesmo tempo, ele ficou conhecido por ter desafiado a ditadura varguista. Inclusive, em 1941, ele foi condenado a seis meses de detenção, acusado de ataques ao governo. Do mesmo modo, Monteiro Lobato era conhecido pelo seu caráter nacionalista e social.
Quais são as características literárias de Monteiro Lobato?
- Características Literárias. Como escritor literário, Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do Pré-Modernismo e destaca-se nos gêneros conto e fábula. Geralmente, o universo retratado pelo escritor são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento da crise do plantio do café.
Quem era o Monteiro Lobato na década de 1920?
- Monteiro Lobato na década de 1920 Nome completo ... Urupês, dando vida a um de seus mais famosos personagens, o Jeca Tatu. [carece de fontes?] Jeca era um grande preguiçoso, totalmente diferente dos caipiras e índios idealizados pela literatura romântica de então.
Quais as obras de Lobato mais se destacaram?
- As obras de Lobato que mais se destacaram foram: É uma obra composta por uma série de livros (23 volumes), escrita entre os anos de 19. Os personagens de Lobato ficaram conhecidos por várias gerações de crianças de diversos países. Chegaram à televisão brasileira na década de 60 com o seriado “ O Sítio do Picapau Amarelo ”.