Qual foi o discurso de Jesus?
Índice
- Qual foi o discurso de Jesus?
- Como Jesus se apresenta ao proferir o sermão do monte?
- Por que os discipulos abandonaram Jesus?
- O que é o sermão profético?
- Quantos e quais foram os sermões de Jesus?
- Porque Jesus é o pão da vida?
- Qual Monte Jesus estava no Sermão do Monte?
- Como Jesus aconselhava?
- O que os discípulos disseram a Jesus?
- Como Jesus pregava o arrependimento?
- Qual o conhecimento do grego na época de Jesus?
- Será que Jesus foi judeu bilíngue?
- Qual a motivação dos antigos vizinhos de Jesus?
Qual foi o discurso de Jesus?
No cristianismo, o termo Cinco discursos de Mateus é uma referência a cinco discursos específicos proferidos por Jesus no Evangelho de Mateus. São eles: o "Sermão da Montanha", o "Discurso Missionário" (ou "da Missão"), o "Discurso das Parábolas", o "Discurso sobre a Igreja" e o "Discurso sobre o Fim dos Tempos".
Como Jesus se apresenta ao proferir o sermão do monte?
Nestes discursos, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã. Estes discursos podem ser considerados por isso como um resumo dos ensinamentos de Jesus a respeito do Reino de Deus, do acesso ao Reino e da transformação que esse Reino produz.
Por que os discipulos abandonaram Jesus?
Muitos discípulos se afastaram de Jesus depois que o Mestre afirmara ser “o Pão da Vida descido do céu” e que “é necessário comer a sua carne e beber o seu sangue para obter a vida eterna”, utilizando de uma simbologia para demonstrar o supremo valor dos seus ensinamentos e a grande importância de sua missão.
O que é o sermão profético?
O Sermão do Monte das Oliveiras, chamado ainda de a Profecia do Monte das Oliveiras ou Sermão profético, é uma passagem bíblica encontrada nos evangelhos sinóticos, respectivamente nos capítulos Mateus 24 (Mateus 24:1-31), Marcos 13 (Marcos 13:1-27) e Lucas 21 (Lucas 21:5-36).
Quantos e quais foram os sermões de Jesus?
Em seu messianato, Jesus proferiu quatro sermões, públicos e privados, com destinação certa e procurando atingir seus objetivos. Os públicos eram feitos em lugares que marcaram a passagem do Mestre, que ensinava caminhando.
Porque Jesus é o pão da vida?
4) Jesus usa a figura do pão para ilustrar o que elas realmente precisavam em suas vidas. Ele era o alimento necessário para elas. Jesus era o que aquelas pessoas precisavam e, esse "pão" era conseguido através da fé Nele.
Qual Monte Jesus estava no Sermão do Monte?
Foi à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha.
Como Jesus aconselhava?
Na qualidade de grande pacifista, Jesus, como é óbvio, pregava o amor e a paz. E seus ensinamentos são claros e objetivos: "Ame o seu próximo como a si mesmo", aconselhava o mestre, que, se entendi direito, deixa claro que quem odeia não entrará no reino dos céus nem que a vaca Mimosa tussa.
O que os discípulos disseram a Jesus?
Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu.
Como Jesus pregava o arrependimento?
- Jesus pregava o arrependimento. Ele veio falar aos homens acerca do reino de Deus, o reino dos céus. Logo após a sua tentação, Jesus começa seu ministério já dizendo o seu propósito (Mateus 4:17). No que consiste o reino de Deus? No domínio total de Deus sobre a terra.
Qual o conhecimento do grego na época de Jesus?
- Além disso, Jesus tinha certo conhecimento do grego, difundido entre os judeus e os povos vizinhos após as conquistas de Alexandre Magno. Na época de Jesus, o grego era utilizado no Império Romano como língua franca, um pouco como hoje usamos o inglês.
Será que Jesus foi judeu bilíngue?
- Jesus provavelmente foi um judeu bilíngue: falava normalmente às pessoas em um aramaico típico da região da Galileia e utilizava o hebraico nas leituras e discussões bíblicas e teológicas da sinagoga. Mas conhecia algo do grego e é improvável que arranhasse o latim.
Qual a motivação dos antigos vizinhos de Jesus?
- ( Lucas 4:22, 23) É provável que os antigos vizinhos de Jesus achem que as curas devem ser realizadas primeiro na sua cidade, em benefício do seu povo. Por isso, talvez se sintam desprezados por Jesus. Percebendo a motivação deles, Jesus menciona alguns acontecimentos da história de Israel.