Onde está o dízimo na Bíblia?
Onde está o dízimo na Bíblia?
No Antigo Testamento, o dízimo se apresenta como um costume antigo, já no livro de Gênesis, Abraão entrega o dízimo a Melquisedec (Gn 14,18-20), com a libertação do Egito e a legislação do Sinai, o dizimo se torna uma instituição legal com Moisés, necessária para o sustento e manutenção do templo.
O que é a oferta na igreja?
A oferta no Cristianismo é um presente de dinheiro para a Igreja. No culto cristão, há uma parte reservada para a coleta de doações. Dependendo da igreja, ela é depositada em uma caixa reservada para essa finalidade ou quando uma cesta ou bolsa é distribuída.
Como receber os dízimos?
- De acordo com a Lei de Moisés, os sacerdotes da tribo de Levi deveriam receber os dízimos. Mas, antes dessa lei, Abraão, que era o bisavô de Levi, deu o dízimo a Melquisedeque, que simbolizava Jesus. Dar o dízimo era uma forma de reverência a alguém superior.
O que diz a Bíblia sobre o dízimo?
- O que a Bíblia diz sobre dízimo no Novo Testamento? O Novo Testamento não contém nenhuma regra clara sobre o dízimo mas diz que o crente deve ser generoso em suas ofertas para o trabalho da igreja. A generosidade é um sinal de gratidão e de confiança em Deus. Os primeiros discípulos davam muito mais que o dízimo!
Qual a finalidade dos dízimos?
- A FINALIDADE DOS DÍZIMOS Como foi visto, o dízimo antes da Lei de Moisés era espontâneo e refletia gratidão. Na Lei ele era usado para o sustento dos sacerdotes (A tribo de Levi 2 Cr 31:4,5).
Por que os cristãos lutam com o dízimo?
- Resposta: Muitos cristãos lutam com a questão do dízimo. Em algumas igrejas, a doação recebe ênfase demais. Ao mesmo tempo, muitos cristãos se recusam a se submeterem às exortações bíblicas sobre fazer oferendas ao Senhor. Dar o dízimo é para ser uma alegria e uma bênção. Infelizmente, esse às vezes não é o caso na igreja hoje.