adplus-dvertising

O que Jesus ensina na Quinta-feira em sua última ceia?

Índice

O que Jesus ensina na Quinta-feira em sua última ceia?

O que Jesus ensina na Quinta-feira em sua última ceia?

Dentro da tradição católica, na Quinta-Feira Santa é celebrada a instituição do Sacerdócio Ministerial (com a Santa Ceia), instituição da Eucaristia (quando na Ceia o Pão e o Vinho viram o Corpo e o Sangue de Jesus) e também é dado aos discípulos um novo mandamento: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Quem ordenou a Santa Ceia?

Com o desejo de cumprir toda a justiça e honrar a lei cerimonial, que ainda durava, Jesus ordenou tudo o que era necessário para comer a Última refeição pascal com os Seus discípulos. Tudo foi feito como Jesus ordenara, e prepararam a Páscoa (Mat 26.17-19). «E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com o doze» (vs. 20).

O que Jesus fala para Judas na ceia?

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

O que significa o Lava-pés na Quinta-feira Santa?

Na quinta-feira santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. ... Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.

O que é celebrado na Quinta-feira Santa?

Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia. ... É neste dia que tem início o Tríduo Pascoal, quando é celebrada a Missa da Ceia do Senhor.

O que Jesus falou sobre a Santa Ceia?

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: 'Tomem e comam; isto é o meu corpo'. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: 'Bebam dele todos vocês.

Para que serve a Santa Ceia?

A Santa Ceia é uma ordenança do próprio Cristo para a Igreja, de modo que é bastante mencionada no Novo Testamento. É um memorial instituído por Ele a fim de lembrarmos o Seu sacrifício na cruz, em prol do perdão dos nossos pecados, para que pudéssemos desfrutar da vida eterna ao lado do Pai.

Onde está o Judas na Santa Ceia?

Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), segundo as cabeças, estão: no primeiro grupo, Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo, Judas Iscariotes, São Pedro (cabelo branco) e João (imberbe); Cristo ao centro; no terceiro grupo, Tomé, Tiago Maior e Filipe (também imberbe); ...

O que Jesus disse a Judas quando o beijou?

De acordo com o Evangelho de Mateus, Jesus respondeu dizendo "Amigo, a que vieste?".

Como foi a Última Ceia?

  • A Última Ceia foi um acontecimento muito importante na vida de Jesus, que lembramos sempre que tomamos a Santa Ceia na igreja. Para celebrar a Páscoa judaica, Jesus reuniu seus discípulos para jantar. Antes do jantar, Jesus lavou os pés dos discípulos, para mostrar a importância de ser servo. Depois, eles se sentaram à mesa para comer.

Como participar da Ceia do Senhor?

  • Participar da Ceia do Senhor é um privilégio do qual todo cristão deve se alegrar. Não se trata de um ritual vazio, mas de uma celebração carregada de significado, porque aponta para o sacrifício do calvário. A Ceia celebra a vitória de Cristo, o Cordeiro de Deus, sobre o pecado e suas consequências.

Quais os elementos da Ceia do Senhor?

  • No contexto da Nova Aliança a Ceia do Senhor substituiu a Páscoa judaica (1 Co 11.20,23). III. OS ELEMENTOS DA ÚLTIMA CEIA O vinho. O terceiro Evangelho faz referência ao uso do cálice por duas vezes, a primeira delas antes de mencionar o pão (Lc 22.17,20). Mas essa reversão da ordem dos elementos não modifica em nada o significado da Ceia.

Qual era o ritual da Santa Ceia?

  • O seu ritual era metódico e meticuloso pois lembrava um dos momentos mais importantes da história do povo de Deus da Antiga Aliança - a libertação do cativeiro egípcio! A sua celebração anual mobilizava toda a nação judaica. Quando instituiu a Santa Ceia, por ocasião da celebração da última Páscoa, Jesus tinha em mente esses fatos.

Postagens relacionadas: