adplus-dvertising

O que a Bíblia diz sobre a imagem?

Índice

O que a Bíblia diz sobre a imagem?

O que a Bíblia diz sobre a imagem?

Deuteronômio 4 relata que, ao serem os israelitas visitados por Deus no Monte Sinai, quando os Dez Mandamentos foram dados, nenhuma forma eles viram e isso justificaria a impossibilidade de qualquer representação física do divino, de humanos, animais, planta, astros celestes, ou outra coisa qualquer: "Não farás para ti ...

O que a Bíblia diz sobre a imagem de Jesus?

A dificuldade para se saber como era a aparência de Jesus vem da própria base do cristianismo: a Bíblia, conjunto de livros sagrados cujo Novo Testamento narra a vida de Jesus - e os primeiros desdobramentos de sua doutrina - não faz qualquer menção que indique como era sua aparência.

O que a Bíblia fala sobre veneração?

Venerar significa algo como dar uma honra especial a alguém que merece essa honra. ... A Bíblia até nos ensina a fazer isso: "Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra", Romanos 13:7.

Onde fala na Bíblia que não devemos adorar imagem?

Em outras palavras, eles não deviam adorar qualquer outro Deus ou qualquer imagem de qualquer deus. ... Pelo contrário, foi contra o uso de qualquer imagem como um ídolo. Essa idolatria imaginada é evidente pelo fato de terem sido instruídos a não “se curvar a eles nem a servi-los” (Êxodo 20: 5).

Por que os católicos adoram Maria?

A veneração especial à Virgem Maria deve-se ao facto de ela ser a Mãe de Deus, e por extensão, a mãe espiritual de toda a humanidade; a Rainha de todos os Santos e concebida sem pecado original (Imaculada Conceição); e, como tal, a intercessora mais poderosa da humanidade junto de Deus, em particular junto de seu Filho ...

Pode ter imagens de Jesus?

Como a Igreja ocidental não criou tais normas, os artistas que representaram Cristo ao longo dos séculos criaram-no a seu modo. "Pode ser uma figura doce ou até fofa em muitas imagens barrocas ou um Cristo sofrido e martirizado como nas obras de Caravaggio ou Goya", pontua Ribeiro Neto.

Qual o melhor caminho para imaginar a face de Jesus?

  • "O melhor caminho para imaginar a face de Jesus seria olhar para algum beduíno daquelas terras desérticas, andarilho nômade daquelas terras castigadas pelo sol inclemente", diz o teólogo Pedro Lima Vasconcellos, professor da Universidade Federal de Alagoas e autor do livro O Código da Vinci e o Cristianismo dos Primeiros Séculos.

Será que as imagens são más?

  • Se as imagens fossem más, vocês acham que Jesus teria dito – como disse – que foi bem representado por uma delas, gente? “Ain, mas Deus mandou destruir a serpente de bronze, porque os israelitas começaram a idolatrá-la”. Essa objeção é fácil de detonar.

Por que a adoração não termina com a imagem?

  • A New Catholic Encyclopedia comenta: “Visto que a adoração prestada a uma imagem alcança a pessoa representada e nela termina, o mesmo tipo de adoração devida à pessoa pode ser prestada à imagem como representando a pessoa.” Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ele não disse que deveriam usar imagens para isso.

Qual a relação entre Jesus e os novos fiéis de países distantes?

  • Essa distância entre o Jesus "europeu" e os novos fiéis de países distantes foi reduzida na busca por uma representação bem mais aproximada, um "Jesus étnico", segundo o historiador Chevitarese. "Retratos de Jesus em Macau, antiga colônia portuguesa na China, mostram-no de olhos puxados, com a forma de se vestir própria de um chinês.

Postagens relacionadas: