adplus-dvertising

Como calcular o KC de uma reação?

Índice

Como calcular o KC de uma reação?

Como calcular o KC de uma reação?

A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.

O que é uma constante de equilíbrio?

A constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio. Onde Kc representa o valor das constantes de equilíbrio em uma temperatura determinada , em função da concentração da espécies em mol L -1 ou [ ] mol L-1 .

O que seria a constante de equilíbrio em termos de concentração?

A constante K é denominada constante de equilíbrio em termos de concentração, e é uma grandeza com valor específico para uma dada reação e temperatura, independente das concentrações iniciais, volume do recipiente ou pressão. ... Equilíbrio heterogêneo reagentes e produtos constituem mais de uma fase.

Como fazer a tabela do KC?

A montagem da tabela depende inicialmente de:

  1. Valores das concentrações em mol/L de cada um dos reagentes;
  2. Valor da concentração em mol/L no equilíbrio de pelo menos um dos produtos;
  3. Equação da reação em equilíbrio balanceada;
  4. Conhecer a estequiometria da reação (por meio do seu balanceamento).

Quando usar KC e KP?

Veja agora alguns exemplos de expressões de Kc para algumas reações em equilíbrio e veja como os sólidos não participam: Se a equação possui pelo menos uma substância gasosa, ela pode ser expressa também em termos de pressão parcial dos gases, sendo simbolizada por Kp.

Qual é a reação direta?

Quando uma reação é direta, está transformando reagentes em produtos. Já quando ela ocorre de maneira inversa, os produtos estão transformando-se em reagentes.

O que é a constante de equilíbrio KC?

Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. ... Kc = 1, o sistema reacional está em equilíbrio; Kc > 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação direta está predominando; Kc < 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação inversa está predominando.

Onde KC é a constante de equilíbrio?

Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. ... Kc = 1, o sistema reacional está em equilíbrio; Kc > 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação direta está predominando; Kc < 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação inversa está predominando.

Qual o significado da expressão KC?

  • * Kc < 1: significa que os reagentes estão em maior concentração, pois, na expressão de K c, os reagentes estão no denominador. A reação ainda não atingiu o equilíbrio, pois está deslocada no sentido da formação dos reagentes, ou seja, o equilíbrio está deslocado para a esquerda.

Qual o coeficiente de KC?

  • Na expressão de Kc, nunca utilizamos participantes sólidos ou a água no estado líquido, pois eles são itens constantes na reação. No equilíbrio acima, o produto é o NH 3, que apresenta coeficiente 2, e os reagentes são o H 2 e o N 2, que apresentam, respectivamente, os coeficientes 3 e 1.

Como é a interpretação do KC?

  • A interpretação do Kc é muito simples, pois, quando: Kc = 1, o sistema reacional está em equilíbrio; Kc > 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação direta está predominando; Kc < 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação inversa está predominando.

Como fazer o cálculo do KC?

  • Para tal, é sempre necessário realizar um cálculo do Kc, que utiliza as concentrações em quantidade de matéria dos participantes da reação. A interpretação do Kc é muito simples, pois, quando: Kc = 1, o sistema reacional está em equilíbrio; Kc > 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação direta está predominando;

Postagens relacionadas: