adplus-dvertising

O que Iracema fez diante disso?

Índice

O que Iracema fez diante disso?

O que Iracema fez diante disso?

Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema.

Qual a atitude de Iracema em relação a aproximação do rapaz?

O relacionamento amoroso entre Iracema e Martim pode ser interpretado, simbolicamente, como metáfora, como alegoria representativa do cruzamento das raças indígena e branca, ou seja, o nativo e o europeu colonizador. ... Em Iracema, a relação amorosa entre a jovem índia e o fidalgo português Martim domina toda a obra.

O que é o segredo da Jurema?

Durante sua estadia na aldeia, Iracema e Martim aproximam-se e floresce, entre os dois, forte atração. Contudo, Iracema tem um papel importante na tribo: é uma virgem consagrada a Tupã, guardadora do segredo da jurema, um licor sagrado, que levava ao êxtase os índios tabajaras.

Quais as características de Iracema?

Os traços atribuídos a Iracema são análogos à exuberante natureza local. Ela é apresentada como “a virgem dos lábios de mel”, cujos cabelos eram mais negros que a asa da graúna e o sorriso mais doce que o favo da jati. Essa harmoniosa relação, entretanto, dura somente até o contato da índia tabajara com o colonizador.

Qual a última atitude de Iracema antes de morrer *?

Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado. Pois quando Iracema morre, ela é enterrada por Martim e seu amigo Poti à beira de um coqueiro de que ela gostava muito. Diante desse coqueiro, sempre se ouvia um lamento; era o lamento de sua ave de estimação, que sentia sua falta.

Qual o segredo da jurema que Iracema guardava?

Ela guardou o segredo do abraço real e foi banhar-se no rio. Mal sabia Martim que Tupã havia acabado de perder sua virgem. No final da tarde, quando a lua apareceu, os tabajaras se reniram em torno do pajé, levando-lhe oferendas.

O que é a religião jurema?

Jurema sagrada como tradição religiosa é uma tradição nordestina que se iniciou com o uso da jurema pelos indígenas da região norte e nordeste do Brasil, tendo sofrido influências de variadas origens, da feitiçaria europeia à pajelança, xamanismo indígena, passando pelas religiões africanas, pelo catolicismo popular, e ...

Como é o livro de Iracema?

  • Para ajudar você, fizemos um resumo completo de Iracema para você entender bem os detalhes desse livro e sua importância histórica! Iracema foi uma obra escrita e publicada em 1865.

Quais são os clássicos de Iracema?

  • Além de Iracema, possui grandes clássicos, como Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Lucíola, O gaúcho, Senhora, entre outros. Em sua obra podemos notar traços da realidade da sociedade brasileira daquela época, e oposições como o branco e o índio, as cidades e o sertão.

Quem é o índio Iracema?

  • Com o intuito de buscar um tema nacional, o índio foi eleito. Por isso, é chamada de geração “nacionalista-indianista”. Composta de 33 capítulos, Iracema possui grande valor estético e histórico. Faz parte da trilogia escrita pelo escritor José de Alencar: O Guarani, Ubirajara e Iracema.

Qual a história da índia Iracema?

  • Composta de 33 capítulos, Iracema possui grande valor estético e histórico. Faz parte da trilogia escrita pelo escritor José de Alencar: O Guarani, Ubirajara e Iracema. Essa obra relata a história de amor entre a índia Iracema e o europeu Martin Soares Moreno. O romance começa porque Martin ficou encarregado de colonizar a região, atual Ceará.

Postagens relacionadas: