adplus-dvertising

Quais eram os tipos de poesia que Gregório Matos escreveu?

Índice

Quais eram os tipos de poesia que Gregório Matos escreveu?

Quais eram os tipos de poesia que Gregório Matos escreveu?

A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.

Onde nasceu Gregório de Matos Guerra?

Salvador, Bahia Gregório de Matos/Local de nascimento

Quem foi Gregório de Matos Guerra e sua obra?

Gregório de Matos foi um dos maiores poetas brasileiros do período do Barroco. Além de poeta, Gregório foi advogado durante o período colonial. É conhecido como o “Boca do Inferno”, sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.

Qual o pseudônimo de Gregório de Matos Guerra?

Briguiet. Gregório de Matos Guerra (Salvador, 23 de dezembro de 1636 — Recife, 26 de novembro de 1696), alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil Colônia.

Onde viveu Gregório de Matos?

Gregório de Matos Guerra nasceu na então capital do Brasil, Salvador, BA, em 20 de dezembro de 1636, numa época de grande efervescência social, e faleceu no Recife, PE, pelas mais recentes pesquisas, em 1695, embora a data tradicionalmente aceita fosse a de 1696.

Onde Gregório de Matos estudou?

Universidade de Coimbra Gregório de Matos/Formação

Como foi dividida a produção poética de Gregório de Matos explique cada uma delas?

A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.

Quem é conhecido como Boca do Inferno?

Gregório de Matos Devido às suas sátiras poéticas, Gregório de Matos ficou conhecido como Boca do Inferno. Seu lado mais satírico, que entra em contraste com o lado religioso do barroco, ocorre devido ao fato de que Gregório de Matos nasceu em um meio privilegiado.

Quem é Gregório de Matos?

  • Estudou Humanidades no Colégio dos Jesuítas e depois partiu para Coimbra, onde se formou pela Faculdade de Direito e escreveu lá sua tese de doutoramento, toda em latim. Retrato do poeta Gregório de Matos feito no século XIX por F. Briguiet.

Quais eram os poemas de Gregório de Matos?

  • Os poemas de Gregório de Matos eram, via de regra, escritos em panfletos, que circulavam pela cidade de Salvador. Esses panfletos eram reunidos por alguns colecionadores e depois costurados em um tipo de documento conhecido como códice.

Quando Gregório de Matos retornou ao Brasil?

  • Em Angola, Gregório de Matos tornou-se conselheiro do governo, e como recompensa por serviços prestados, obteve autorização para voltar ao Brasil, não mais para a Bahia. Em 1694 está de volta ao Brasil e foi viver no Recife, Pernambuco, longe das perseguições que lhe moviam na Bahia, embora proibido judicialmente de fazer suas sátiras.

Por que Gregório Matos foi expulso da Bahia?

  • Os poemas de Matos foram publicados depois de sua morte, com isso, os historiadores não sabem ao certo o que foi realmente escrito pelo autor e os textos que lhe foram atribuídos equivocadamente. De qualquer forma, sabe-se que Gregório era uma figura polêmica e que chegou a ser expulso da Bahia.

Postagens relacionadas: