adplus-dvertising

O que Getúlio Vargas criou?

Índice

O que Getúlio Vargas criou?

O que Getúlio Vargas criou?

Com sua forte centralização política, criou importantes estatais: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Companhia Vale do Rio Doce, Hidrelétrica do Vale do São Francisco, Petrobrás e Eletrobrás, além de entidades como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quais foram as empresas criadas por Vargas?

Entre as empresas estatais criadas por Vargas, podemos citar a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Companhia Vale do Rio Doce (1942), a Fábrica Nacional de Motores (1943) e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945).

Porque Getúlio Vargas criou as leis trabalhistas?

Em 1943, editou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), um conjunto de normas criadas desde os anos 30 para proteger o trabalhador. Getúlio fez uma comissão para estudar a legislação trabalhista e compilar aquelas regras num único texto de lei.

Quais as principais características do governo de Getúlio Vargas?

As principais características do início da atuação de Vargas como presidente foram: 1) a centralização do poder político e o consequente enfraquecimento das oligarquias regionais, especialmente a paulista; 2) a modernização econômica, sobretudo após a Crise de 1929, que exigiu uma aceleração na política de substituição ...

Quais companhias foram criadas por Getúlio para fortalecer a indústria nacional é buscar o desenvolvimento?

Getúlio Vargas (1930-1945/1950-1954) Foram criadas neste período a Companhia Siderúrgica Nacional, importante centro de produção de aço, a Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, empresa responsável pela exploração dos diversos minerais utilizados pelas indústrias e criou a Petrobras, importante produtora de energia.

Qual o período de governo de Getúlio Vargas?

  • No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou.

Quem estava descontente com o governo de Vargas?

  • Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim. - Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse.

Qual foi a ascensão de Getúlio Vargas ao poder?

  • A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país). Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder.

Como foi o uso da propaganda no governo de Vargas?

  • Propaganda Política → O uso da propaganda como forma de ressaltar as qualidades de seu governo foi uma marca forte de Vargas e que também ficou evidente durante o Estado Novo a partir do Departamento de Imprensa e Propaganda ( DIP .)

Postagens relacionadas: