O que mudou no uso do hífen com a nova ortografia?
Índice
- O que mudou no uso do hífen com a nova ortografia?
- Quando usar hífen no Auto?
- Quais as palavras que perderam o hífen?
- Quando a gramática foi atualizada?
- Como se escreve auto indicação?
- Como se escreve bem está?
- Por que não se usa o hífen?
- Quais são os nomes de lugares que levam hífen?
- Por que o hífen foi alterado?
- Quais são as regras para o hífen?

O que mudou no uso do hífen com a nova ortografia?
Como o Novo Acordo Ortográfico, não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra/elemento. ... Como a vogal que termina o prefixo (“o”) e que começa a palavra (“e”) são diferentes, não se utiliza o hífen.
Quando usar hífen no Auto?
Autocuidado ou auto-cuidado? Segundo o novo acordo ortográfico, com o prefixo auto, só devemos usar hífen se a palavra seguinte começar por “h” ou por vogal igual: auto-hipnose, auto-observação... Com as demais letras, devemos escrever sem hífen ou, como se diz popularmente, “tudo junto”.
Quais as palavras que perderam o hífen?
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
Quando a gramática foi atualizada?
Entrou em vigor dia 09 as novas regras ortográficas da língua portuguesa com o intuito de unificar o idioma nos 8 países em que o utilizam como língua principal.
Como se escreve auto indicação?
Busca por auto-indicações
- auto s.m. Festividade pública; solenidade. Jurídico. ...
- indicações Indicações é o plural de indicação. ...
- auto-hipnose s.f. Hipnose que alguém faz a si próprio, fazendo com que, por indução, essa pessoa fique num estado semelhante ao do sono:...
- auto-hipnoses Auto-hipnoses é o plural de auto-hipnose.
Como se escreve bem está?
A forma correta de escrita é “bem-estar”, com hífen. A palavra refere-se a um estado de conforto, boa disposição, sendo sinônimo de segurança, aconchego, segurança, tranquilidade, dentre outros aspectos positivos.
Por que não se usa o hífen?
- Quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra/elemento começar com vogal, não se usa o hífen. Por exemplo, a palavra hiperativo é formada pelo prefixo “hiper” (que termina com a consoante R) e a palavra “ativo” (que começa com a vogal A), por isso ela não recebe hífen. Veja outros exemplos do uso dessa regra:
Quais são os nomes de lugares que levam hífen?
- Nomes que se iniciam com grã, grão ou que sejam ligados por artigos. Exemplos: Grã-Bretanha, Grão-Pará, Baía de Todos-os-Santos. Outros nomes de lugares não levam hífen. Exceção: Guiné-Bissau. 3) Espécies Botânicas e Zoológicas. Exemplos: amor-perfeito, tamanduá-bandeira, pimenta-do-reino.
Por que o hífen foi alterado?
- Com o Novo Acordo Ortográfico, algumas das regras do uso do hífen foram alteradas, causando um nó na cabeça das pessoas, principalmente daquelas que aprenderam a ler e escrever antes da reforma ortográfica entrar em vigor.
Quais são as regras para o hífen?
- Foram alteradas algumas regras para o uso do hífen em compostos formados pela adição de um prefixo ou um elemento que funcione como prefixo a uma base lexical (palavra), porém há ainda algumas controvérsias a respeito dessas mudanças, que permanecerão até a confecção de um dicionário oficial com as palavras que realmente sofreram alteração.