O que é a sociedade disciplinar para Foucault?
Índice
- O que é a sociedade disciplinar para Foucault?
- Quando surgiu a sociedade disciplinar?
- Qual seria a origem da sociedade disciplinar?
- O que é o exame para Foucault?
- Pode disciplinar?
- O que é uma sociedade do controle?
- Como surgiu a sociedade de controle?
- O que são instituições disciplinares?
- Quais as práticas disciplinares de Foucault?
- Como funciona a sociedade disciplinar?
- Qual seria a relação entre poder e disciplina?
- Quais são os papéis da sociedade disciplinar?

O que é a sociedade disciplinar para Foucault?
A sociedade disciplinar é uma elaboração de Michel Foucault para explicar a configuração da sociedade europeia no período de ascensão do capitalismo e gradativa queda do poder monárquico. ... Por fim, a tecnologia panóptica entra como elemento fundamental para o ápice da sociedade disciplinar.
Quando surgiu a sociedade disciplinar?
As sociedades disciplinares, identificadas por Michel Foucault, surgiram em meados do século XVIII objetivando vigiar os indivíduos que poderiam infringir ou já teriam infringido as leis, caracterizando-se pelo confinamento, pelo fechamento.
Qual seria a origem da sociedade disciplinar?
De acordo com Foucault, as sociedades disciplinares surgem no século XVIII, atingem seu apogeu no século XX e entram em processo de decadência a partir desse período, dando lugar ao surgimento de uma nova forma de organização social. Essa nova sociedade foi definida por Deleuze como sociedade de controle.
O que é o exame para Foucault?
Foucault (2005) afirma que o exame é um tipo de vigilância que permite qualificar ou punir. Aqui, articula-se o olhar hierárquico e a sanção normalizadora, permitindo avaliar o indivíduo de acordo com as suas notas.
Pode disciplinar?
Consiste na possibilidade de a Administração aplicar punições aos agentes públicos que cometam infrações funcionais. Trata-se de poder interno, não permanente e discricionário.
O que é uma sociedade do controle?
A chamada sociedade de controle é um passo à frente da sociedade disciplinar. Não que esta tenha deixado de existir, mas foi expandida para o campo social de produção. Segundo Foucault, a disciplina é interiorizada. Esta é exercida fundamentalmente por três meios globais absolutos: o medo, o julgamento e a destruição.
Como surgiu a sociedade de controle?
A Sociedade de Controle nasce da combinação entre Disciplina e Biopolítica. O que é a Disciplina para Deleuze? É um poder que interfere no mecanismo fundamental de todos os corpos. “Somos corpos em diferenciação”, ele diz.
O que são instituições disciplinares?
As instituições disciplinares constituem a vertente obscura da luta pelos direitos, elas protegem, mas também obrigam. Do universal nasce uma assimetria local. A forma jurídica que garante os direitos com uma mão, opera as disciplinas com a outra.
Quais as práticas disciplinares de Foucault?
- Para Foucault, as práticas disciplinares permitiriam o controle dos corpos e a sujeição de forças, impondo-lhes docilidade, utilidade e produtividade - ressalta, ainda, que houve descoberta do corpo como objeto e alvo de poder, de submissão e utilização e/ou de funcionamento e de explicação.
Como funciona a sociedade disciplinar?
- Para entender como funciona a sociedade disciplinar, precisamos pensar como a disciplina passou de força local para tecnologia política. A questão é a difusão social do Panóptico como uma tecnologia de poder que põe em marcha, como função generalizada, os processos disciplinares.
Qual seria a relação entre poder e disciplina?
- Dessa forma, poder e disciplina fariam parte de uma rede, onde a segunda seria responsável pelo fortalecimento da primeira - nesse entendimento, os saberes seriam dispositivos de poder, ou, segundo Foucault, “o poder-saber seus processos e as lutas que o constituem, que determinam as formas e os campos possíveis do conhecimento”.
Quais são os papéis da sociedade disciplinar?
- Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.