adplus-dvertising

O que o filósofo Platão pensava sobre a política?

Índice

O que o filósofo Platão pensava sobre a política?

O que o filósofo Platão pensava sobre a política?

A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal. Esta seria sua cidade justa.

O que é proposto por Aristóteles para que haja certa organização dos habitantes de um Estado?

Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz. ... É a educação que fornece unidade orgânica ao Estado; ela deve ocupar toda a vida do cidadão, desde a sua concepção.

Qual o objetivo de Aristóteles com sua política?

  • O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.

Qual a convergência entre Aristóteles e política?

  • No campo da Ética e da Política Aristóteles apresenta tanto convergências quanto divergências com as teorias de seu mestre Platão. Para Aristóteles, o homem é um animal político, que necessita estar inserido em uma cidade enquanto sociedade política, pois, para ele, a única forma de realização da natureza humana é na vida sociedade.

Quem é Aristóteles?

  • As ciências poéticas [3] têm por objeto a produção de uma obra, a criação de algo. Além disso, Aristóteles é conhecido “como verdadeiro fundador da lógica ao escrever Categorias, Da Interpretação, Analíticos I e II, Tópicos e as Refutações Sofísticas.

Por que Platão e Aristóteles se envolvem nas questões políticas do seu tempo?

  • Platão e Aristóteles envolvem-se nas questões políticas do seu tempo e criticam os maus governos. Se por um lado Platão tentou efetivamente implantar um governo justo na Sicília, por outro esboçou a idealizada Cailipolis como modelo a ser alcançado. Aristóteles, mesmo recusando a utopia do seu mestre, aspira também a uma cidade justa e feliz.

Postagens relacionadas: