adplus-dvertising

O que é o bem supremo para Aristóteles?

Índice

O que é o bem supremo para Aristóteles?

O que é o bem supremo para Aristóteles?

3) O Sumo Bem A esse fim último, Aristóteles refere-se como Sumo Bem, “o melhor dos bens”. Como é o “melhor que existe”, o Sumo Bem deve ser objeto de um saber supremo, uma ciência que seja superior às outras ciências. Para ele, essa ciência era a Política.

Quem é Aristóteles?

  • Aristóteles é o criador da lógica, como ciência especial, sobre a base socrático-platônica; é denominada por ele analítica e representa a metodologia científica. Trata Aristóteles os problemas lógicos e gnosiológicos no conjunto daqueles escritos que tomaram mais tarde o nome de Órganon.

Qual é a moral de Aristóteles?

  • Aristóteles trata da moral em três Éticas, de que se falou quando das obras dele. Consoante sua doutrina metafísica fundamental, todo ser tende necessariamente à realização da sua natureza, à atualização plena da sua forma: e nisto está o seu fim, o seu bem, a sua felicidade, e, por conseqüência, a sua lei.

Qual a filosofia política de Aristóteles?

  • O alcance da filosofia política de Aristóteles é extremamente vasto e complexo. Aristóteles abordou questões relativas ao Estado, a justiça, as constituições, as formas de governo, a escravidão, e muitas outras.

Qual a convergência entre Aristóteles e política?

  • No campo da Ética e da Política Aristóteles apresenta tanto convergências quanto divergências com as teorias de seu mestre Platão. Para Aristóteles, o homem é um animal político, que necessita estar inserido em uma cidade enquanto sociedade política, pois, para ele, a única forma de realização da natureza humana é na vida sociedade.

Postagens relacionadas: