adplus-dvertising

Em que obra Aristóteles aborda a questão da amizade?

Índice

Em que obra Aristóteles aborda a questão da amizade?

Em que obra Aristóteles aborda a questão da amizade?

Aristóteles começa o estudo da amizade dizendo, no Livro VIII da Ética a Nicômaco, que ela é “uma das necessidades mais prementes da vida”7. Não se pode viver sem amigos.

O que é a amizade na filosofia?

Algumas das mais tocantes reflexões dos filósofos referem-se à amizade. Sem ela não há sociedade que se sustente. Aristóteles, que disputa com Sócrates e Platão o título de maior entre todos os sábios, a definiu como “uma alma em dois corpos”. ... A amizade significa compartilhar, dividir, crescer não sozinho mas em grupo.

Quais os três tipos de amizade descritas por Aristóteles?

Em geral, considera-se pelo menos três os tipos de amizade na obra aristotélica: a amizade por prazer, por interesse e a amizade verdadeira.

Quais são as principais características da amizade?

  • Podemos dizer que as principais características da amizade são: Comunhão de vida, de amor, de ideais. Uma amizade verdadeira não se pode estender a muitos porque exige experiência, intimidade e confiança. Pois, requer convivência e familiaridade, e isso, não é possível com muitos.

Qual a intimidade entre filosofia e amizade?

  • “A intimidade entre amizade e filosofia é tão profunda que esta inclui o philos, o amigo, no seu próprio nome e, como muitas vezes acontece em toda proximidade excessiva, arrisca não conseguir distinguir-se” (AGAMBEN, 2007, p. 1).

Qual o requisito essencial para a amizade?

  • Aristóteles, o requisito essencial para a amizade é “a consciência, a qual só é possível se duas pessoas são agradáveis e gostem das mesmas coisas”. Entretanto, se a ausência é demorada parece provocar o esquecimento da amizade.

Qual o significado da amizade?

  • Amizade significa criar laços. É uma fonte que não retém a água para si (seria poço se o fizesse), mas a dá espontaneamente. O amigo também vai ao encontro de quem precisa e não espera que venham até ele. É renovação para quem dá e para quem recebe. É a descoberta de corações.

Postagens relacionadas: