adplus-dvertising

O Que é a DRE de uma empresa?

Índice

O Que é a DRE de uma empresa?

O Que é a DRE de uma empresa?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

Como fazer a DRE contabilidade?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:

  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.
  8. (-) Despesas Financeiras.

O que entra na DRE?

Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.

O que é Balanço Patrimonial e a DRE?

O Demonstrativo de Resultado do Exercício serve para revelar o lucro líquido e o Balanço Patrimonial exibe a situação patrimonial e o patrimônio líquido resultante do resultado expressado na DRE. Para isso, seus resultados são gerados por contas contábeis diferentes.

O que são despesas com vendas na DRE?

Ela é representada por tudo que a sua empresa deve receber pertinente às operações de vendas, ou seja, receitas geradas por vendas de produtos, mercadorias e serviços do período devem estar aqui, mesmo que você não tenha efetivamente recebido por elas.

Qual o modelo da DRE na contabilidade?

  • A DRE na contabilidade já possui um modelo estabelecido pela Lei 6.404/1976, que deve ser seguido para todos os tipos de empresa. Certamente, algumas empresas terão variação nos tipos de despesas, custos e até mesmo nas receitas, mas a sua estrutura básica deve ser obedecida.

Como obter os resultados da DRE na contabilidade?

  • Diversos indicadores de resultados também podem ser obtidos com os dados da DRE, como o EBITDA, a margem operacional e a margem de lucro líquida. Para que a DRE na contabilidade realmente tenha o efeito esperado, é muito importante deixar seu cliente ciente de que todas as operações da empresa devem ser contabilizadas, por menor que sejam.

Como analisar a DRE do sistema contábil?

  • Além de analisar como a DRE é extraída do relatório do sistema contábil, também é possível fazer outros tipos de análises para identificar as principais variações no resultado. Confira algumas opções a seguir.

Quais são os conceitos contábeis?

  • Em conjunto com o balanço patrimonial, esse é o principal relatório contábil que você pode apresentar ao seu cliente, já que contém o resumo dos resultados da empresa. Mas, por mais completa e detalhada que seja a DRE, é preciso um certo domínio dos conceitos contábeis para compreendê-la.

Postagens relacionadas: