O quê Santo Agostinho escreveu sobre a alma?
Índice
- O quê Santo Agostinho escreveu sobre a alma?
- Como Agostinho pensa a relação entre Deus a alma e o corpo?
- Qual a função da alma em relação ao corpo?
- O que significa o cerne da alma?
- O que significa superioridade da alma?
- O que é o corpo para alma?
- Quando o pecador se utiliza do Livre-arbítrio ele faz o corpo assumir o governo da alma?
- Por que Agostinho é bastante conhecido pelos seus escritos?
- Qual é a doutrina de Agostinho?
- Como foi a vida de Santo Agostinho?
- Qual a filosofia de Santo Agostinho?
O quê Santo Agostinho escreveu sobre a alma?
RESUMO: A alma é, sem dúvida, um dos problemas que mais interessou a Santo Agostinho; ele a define como uma substância partícipe da razão adequada ao governo de um corpo. A alma não tem quantidade corporal, contudo, é uma coisa grande.
Como Agostinho pensa a relação entre Deus a alma e o corpo?
Com o cristianismo, Agostinho aprendeu que corpo e alma são duas substâncias criadas ex nihilo por um único ser Deus, que não poderia fazer senão o bem. Mas apesar de ter criado todas as coisas do nada, Deus não criou todas no mesmo nível de perfei- ção, havendo uma hierarquia de perfeição no universo.
Qual a função da alma em relação ao corpo?
Para Aristóteles, a alma e o corpo coincidem de tal modo que um não sobrevive sem o outro. Assim, formam uma unidade substancial na qual a alma é ato perfeito do corpo. Na modernidade, vários filósofos também discutiram sobre o corpo e a alma dentre eles Descartes o qual será tomado como base deste estudo.
O que significa o cerne da alma?
Parte mais importante ou principal de; cerne: fomos ao âmago da questão. Parte mais particular, íntima de um indivíduo; íntimo, essência, alma.
O que significa superioridade da alma?
Agostinho defendeu a superioridade da alma humana, isto é, a supremacia do espírito sobre o corpo, a matéria. A alma teria sido criada por Deus para reinar sobre o corpo, para dirigi-lo à prática do bem. ... Mas a verdadeira liberdade estaria harmonia das ações humanas com a vontade de Deus.
O que é o corpo para alma?
Atualmente, a reflexão teológica defende uma unidade mútua e recíproca entre o corpo e a alma, de modo que cada princípio está ordenado para o outro. O ser humano é uma unitotalidade psicofísica e anímico-corpórea.
Quando o pecador se utiliza do Livre-arbítrio ele faz o corpo assumir o governo da alma?
O homem pecador, entretanto, utilizando-se do livre-arbítrio, costuma inverter essa relação, fazendo o corpo assumir o governo da alma. Provoca, com isso, a submissão do espírito à matéria, equivalente à subordinação do eterno ao transitório, da essência à aparência.
Por que Agostinho é bastante conhecido pelos seus escritos?
- Além destas, Agostinho é também bastante conhecido por suas "Confissões", que é um relato pessoal de seus primeiros anos, e pela "Cidade de Deus" (De Civitate Dei; em 22 livros), que ele escreveu para restaurar a confiança aos seus companheiros cristãos abalados pelo saque de Roma pelos visigodos em 410.
Qual é a doutrina de Agostinho?
- Muitos protestantes, especialmente os calvinistas, consideram Agostinho como um dos "pais teológicos" da Reforma Protestante por causa de suas doutrinas sobre a salvação e graça divina. Na Igreja Ortodoxa, algumas de suas doutrinas não são aceitas, como a da cláusula Filioque, do pecado original e do monergismo.
Como foi a vida de Santo Agostinho?
- Como sua vida era devassa, essa passagem caiu como uma luva. Ele se converteu e foi batizado. Posteriormente tornou-se sacerdote, bispo e por fim santo. Agora que já vimos um pouco do caminho dele e da influência que ele sofreu da filosofia de Platão, podemos estudar quais foram as principais ideias de santo Agostinho.
Qual a filosofia de Santo Agostinho?
- Sua filosofia era a de que, sim, há uma forma perfeita de tudo o que existe, mas na mente de Deus. Não são as almas que vão se lembrando. Na verdade, elas vão aprendendo quando vão sendo iluminadas por Deus. Como vimos no tópico anterior, santo Agostinho fala da iluminação divina.