O que é dolo em enfermagem?
Índice
- O que é dolo em enfermagem?
- O que é o dolo E a culpa?
- O que é um crime doloso?
- O que significa na Bíblia dolo?
- Onde está o dolo?
- Quais são so crimes dolosos?
- Qual o significado da palavra dolo?
- Qual é a enfermagem?
- Quais são os princípios da enfermagem?
- Como garantir a assistência de enfermagem livre de danos?
O que é dolo em enfermagem?
São crimes dolosos aqueles nos quais o agente tem deliberadamente a intenção de produzir o resultado (dolo direto) ou aqueles nos quais o agente, apesar de não pretender o resultado, assume o risco de vir a produzi-lo (dolo eventual).
O que é o dolo E a culpa?
Tendo em vista o princípio da culpabilidade, no Brasil o agente só pode ser punido se agir ao menos com culpa. Dolo é a vontade livre e consciente de praticar a infração ou assumir os riscos de produzir o resultado. Assim sendo, o dolo pode ser subdividido em dois aspectos: dolo direto e dolo indireto.
O que é um crime doloso?
Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado. A definição de crime doloso está prevista no artigo 18, inciso I do Código Penal, que considera como dolosa a conduta criminosa na qual o agente quis ou assumiu o resultado. ... Os crimes culposos são julgados por um juiz em uma vara criminal.
O que significa na Bíblia dolo?
Dolo significa fraude, má fé, maquinação. É todo ato com que, conscientemente, alguém induz, mantém ou confirma o outro em erro.
Onde está o dolo?
DOLO - é elemento subjetivo do tipo (está na cabeça do agente); é elemento natural, não normativo.
Quais são so crimes dolosos?
Portanto, são crimes dolosos contra a vida no ordenamento jurídico-penal brasileiro: homicídio, induzimento, instigação ou auxílio a suicídio (provocação direta ou auxílio a suicídio no Código Penal Militar), infanticídio, aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento.
Qual o significado da palavra dolo?
- Dolo é também sinônimo de fraude, engano ou traição. Na análise jurídica, o indivíduo com intenção de burlar a lei, enganando o próximo em proveito próprio, está cometendo dolo. Por exemplo, na elaboração de um contrato ou concretização de um negócio.
Qual é a enfermagem?
- A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida.
Quais são os princípios da enfermagem?
- PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
Como garantir a assistência de enfermagem livre de danos?
- Art. 12 - Assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Art. 13 - Avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.