Estava à toa na vida crase?
Estava à toa na vida crase?
Atualmente, a única maneira de escrever o termo é à toa (com crase e sem hífen), com duas funções. A primeira é de locução adverbial que significa ao acaso, ao léu, sem rumo, inutilmente. ... Estava à toa na vida / o meu amor me chamou. Não fique chateado à toa.
Qual a diferença entre a crase e a escrita?
- O emprego da crase na Língua Portuguesa é uma das regras que mais causa confusão nas pessoas, mesmo aquelas mais experientes com a escrita. Pela sonoridade ligeiramente diferenciada, muitos não conseguem perceber como empregar o acento e nem mesmo se ele está fazendo alguma diferença.
Será que você está à toa neste momento?
- Você pode vir agora, estou à toa neste momento. Ela anda à toa, sem saber o que fazer da vida. Relaxe, você está ficando bravo à toa. À toa é uma expressão recorrentemente utilizada pelos falantes da Língua Portuguesa.
Como a crase é empregada no Brasil?
- É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Veja: Exemplos: Sairei às duas horas da tarde. À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.
Qual a única maneira de escrever a toa?
- Atualmente, a única maneira de escrever o termo é à toa (com crase e sem hífen), com duas funções. A primeira é de locução adverbial que significa ao acaso, ao léu, sem rumo, inutilmente. Já a segunda função é de adjetivo usado para se referir a algo ou alguém desimportante ou desocupado.