É permitido ao fisioterapeuta praticar ato cirúrgico nos casos de urgência ou em situações de suporte vital?
Índice
- É permitido ao fisioterapeuta praticar ato cirúrgico nos casos de urgência ou em situações de suporte vital?
- É proibido ao fisioterapeuta prescrever tratamento fisioterapêutico sem realização de consulta exceto em caso de indubitável urgência?
- É proibido ao fisioterapeuta permitir que seu nome conste como responsável por uma clínica sem verdadeiramente atuar na mesma?
- É proibido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento por meio de correspondência jornal revista rádio televisão ou telefone?
- São deveres do fisioterapeuta contidos no Código de ética Profissional?
- É proibido ao fisioterapeuta divulgar e prometer terapia infalível secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada?
- É proibido ao fisioterapeuta prestar assistência gratuita a preço ínfimo salvo no caso de parceria entre clínicas e consultórios de uma mesma região?
- Qual a atuação do fisioterapeuta e do médico?
- Como o fisioterapeuta pode prescrever medicamentos?
- Qual a profissão do fisioterapeuta?

É permitido ao fisioterapeuta praticar ato cirúrgico nos casos de urgência ou em situações de suporte vital?
É permitido ao fisioterapeuta praticar ato cirúrgico nos casos de urgência ou em situações de suporte vital. O fisioterapeuta deve utilizar todos os conhecimentos técnicos e científicos a seu alcance para prevenir ou diminuir o sofrimento do ser humano e evitar seu extermínio.
É proibido ao fisioterapeuta prescrever tratamento fisioterapêutico sem realização de consulta exceto em caso de indubitável urgência?
É proibido PRESCREVER tratamento fisioterapêutico sem realização de consulta, exceto em caso de indubitável urgência (Inciso IV, Art. 15); (C) Prestar assistência fisioterápica em instituição não credenciada ao CREFITO da região correspondente.
É proibido ao fisioterapeuta permitir que seu nome conste como responsável por uma clínica sem verdadeiramente atuar na mesma?
Sim. De acordo com o Código e Ética da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, respectivamente, Resolução COFFITO n° 424//13, o responsável técnico não pode permitir que seu nome conste no quadro do estabelecimento sem nele exercer suas atividades profissionais.
É proibido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento por meio de correspondência jornal revista rádio televisão ou telefone?
Outra proibição no artigo citado acima é dar consulta ou prescrever tratamento por meio de correspondência, jornal, revista, rádio, televisão ou telefone. Neste parágrafo subentende-se que entrevistas não devem ser um meio de consulta assim como não devem ser usadas para autopromoção profissional [3,4].
São deveres do fisioterapeuta contidos no Código de ética Profissional?
Artigo 17 – É dever fundamental do fisioterapeuta, incentivar o pessoal sob a sua direção, coordenação, supervisão e orientação, na busca de qualificação continuada e permanente, em benefício do cliente/paciente/usuário e do desenvolvimento da profissão, respeitando sua autonomia.
É proibido ao fisioterapeuta divulgar e prometer terapia infalível secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada?
É proibido ao Fisioterapeuta: I. Divulgar e prometer terapia infalível, secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada, salvo em situações regulamentadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia.
É proibido ao fisioterapeuta prestar assistência gratuita a preço ínfimo salvo no caso de parceria entre clínicas e consultórios de uma mesma região?
Artigo 39 - É proibido ao fisioterapeuta prestar assistência profissional gratuita ou a preço ínfimo, ressalvado o disposto no artigo 38, entendendo-se por preço ínfimo, valor inferior ao Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos.
Qual a atuação do fisioterapeuta e do médico?
- Muitas pessoas ainda confundem a atuação do fisioterapeuta e médico, mas as funções e qualificações são bem diferentes. O médico tem capacidade para realizar diagnósticos clínicos das mais diversas patologias. Já o fisioterapeuta realiza outro tipo de diagnóstico, o cinético-funcional, visando a recuperação dos movimentos do corpo humano.
Como o fisioterapeuta pode prescrever medicamentos?
- O fisioterapeuta pode prescrever medicamentos, de acordo com a Resolução COFFITO nº 380/2010 e Acórdão COFFITO nº 611/2017. Com isso, “é normatizada a utilização e/ou indicação de substâncias de livre prescrição pelo fisioterapeuta.” – Prestar consultoria na sua área de atuação
Qual a profissão do fisioterapeuta?
- O fisioterapeuta dispõe de um vasto conhecimento sobre anatomia e fisiologia, mas não é médico. Cada profissão possui as suas respectivas incumbências e órgãos regulamentadores. É importante que tanto o fisioterapeuta, quando o médico, trabalhem juntos como profissionais da saúde pela recuperação dos pacientes.