É correto falar chego ou chegado?
Índice
- É correto falar chego ou chegado?
- Não tinha chego a tempo?
- O que significa a palavra chego?
- Qual o correto compro ou comprado?
- Qual o sinônimo de chegou?
- Quando usar a palavra chegou?
- Como pode abolir a palavra chego?
- Qual o significado do particípio “chego”?
- Quais são os passos de “chego” de Luana?
![É correto falar chego ou chegado?](https://i.ytimg.com/vi/q4D4K76I5ro/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBddXf5GR86lMNRpDnR_TtbMeeEGg)
É correto falar chego ou chegado?
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: ... É inaceitável o uso de CHEGO como particípio.
Não tinha chego a tempo?
Assim sabemos que o correto é: Não tinha chegado a tempo. Não se esqueça, chego não existe. Temos este tipo de dúvida por existirem verbos que são abundantes, isto é, possuem duas formas de particípio.
O que significa a palavra chego?
Atingir, alcançar, durar até.
Qual o correto compro ou comprado?
'Compro' é a primeira pessoa, no presente do indicativo, de comprar – eu compro, tu compras, ele compra, nós compramos, vós comprais, eles compram. Queriam dizer 'Eu tinha comprado (um carro usado)'.
Qual o sinônimo de chegou?
2 alcançou, atingiu, tocou, acertou, completou. Exemplo: O diretor de vendas ainda não chegou no seu objetivo. Foi suficiente: 4 bastou, deu, satisfez.
Quando usar a palavra chegou?
Exemplos com a (regência segundo as regras gramaticais)
- Meu pai já chegou a São Paulo.
- Eu já cheguei a casa.
- Minha irmã ainda não chegou à praia.
- Eu ainda não cheguei ao restaurante.
Como pode abolir a palavra chego?
- Chega de chego! Pode abolir do seu vocabulário porque, na norma culta da língua, essa palavra não existe, assim como não existem as demais formas: Trago (a forma correta é trazido, no particípio regular) Abrido (a forma correta é aberto, no particípio irregular)
Qual o significado do particípio “chego”?
- O particípio “chego” é uma criação popular documentada por linguistas em diferentes regiões de nosso país, em frases como “Na hora da briga, eu ainda não tinha chego ”. Em versão substantivada também tem forte presença na língua oral informal, numa expressão como “dar um chego”, isto é, “dar um pulo, uma passada” em algum lugar.
Quais são os passos de “chego” de Luana?
- Pode ser que um dia “chego” siga os passos de “pego”, mas, enquanto isso não ocorrer, Luana deve escrever “Eu não havia chegado” – e fim de papo. Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório.