adplus-dvertising

Como se faz um pregão eletrônico?

Índice

Como se faz um pregão eletrônico?

Como se faz um pregão eletrônico?

O Pregão Eletrônico, na data e hora em que abrir o processo de licitação, possui um chat onde são apresentadas as propostas, após isso, é fixada a menor proposta. Então, o pregoeiro fica aberto aos lances dos concorrentes (geralmente, eles têm suas identidades ocultas) até que ninguém mais faça propostas.

Como homologar pregão?

HOMOLOGAÇÃO DO PREGÃO Acessar: Serviços do Governo > Pregão > Pregão Eletrônico > Homologação. É um procedimento do ordenador de despesas (autoridade competente) que equivale à decisão final e/ou à ratificação dos atos do pregoeiro.

Quais as etapas de um pregão eletrônico?

Já nesta fase do Pregão Eletrônico abrange as seguintes etapas:

  • Convocação dos Interessados;
  • Recebimento das Propostas – Impugnação e Esclarecimentos do Edital;
  • Análise das Propostas;
  • Fase de Lances;
  • Aceitação das Propostas;
  • Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes;
  • Manifestação da Intenção de Recurso;

O que é homologação no pregão?

Homologação é o ato pelo qual é ratificado todo o procedimento licitatório e conferido aos atos licitatórios aprovação para que produzam os efeitos jurídicos necessários.

Como é feita a licitação por pregão?

O Pregão é uma modalidade de licitação, passível de utilização por todos os entes federados (em alguns casos obrigatório), para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor da contratação. A disputa entre os licitantes é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

Quanto tempo demora um pregão eletrônico?

A fase eletrônica do Pregão, não havendo recursos e sem necessidade de paralisações para checagem de amostras de materiais, é iniciada e finalizada num tempo médio de 2 a 3 horas, uma agilidade que seria impraticável em uma licitação tradicional.

Quem é a autoridade competente para homologar licitação?

É o presidente da Comissão, dentro do processo de licitação, uma autoridade investida de poderes. A autoridade superior, que se encontra fora da Comissão de Licitação, tem poderes para aprovar o procedimento licitatório (homologar) ou para revogá-lo, como dispõe o art. 49, do Estatuto.

Quem pode homologar pregão?

Ou seja, além de efetivamente homologar o resultado do pregão, o usuário “homologador” é aquele que decide os recursos não acatados pelo pregoeiro e, neste caso, o responsável pela adjudicação do objeto da licitação.

Quais as etapas de um Pregão?

O pregão compreende uma fase preparatória, instituída pelo Art. 3º da Lei 10.520, e uma fase externa, que está disciplinada no Art. 4º, em seus incisos, que compreende as fases: edital, julgamento e classificação, habilitação do licitante vencedor, adjudicação e homologação.

Quais são as fases da licitação?

As fases da licitação são: abertura, habilitação, julgamento e classificação, homologação e adjudicação.

Postagens relacionadas: