Como você explica a variabilidade entre IG e CG?
Índice
- Como você explica a variabilidade entre IG e CG?
- O que é IG e CG?
- Qual a diferença entre carga e índice glicêmico?
- O que é carga glicêmica baixa?
- Qual é a relação entre Ig e CG e as doenças crônicas?
- O que é contabilizar carga glicêmica?
- Qual o índice glicêmico das frutas?
- Qual a diferença entre índice glicêmico?
- Quais alimentos tem baixa carga glicêmica?
- Qual a carga glicêmica dos alimentos?
- Qual é a CG de um alimento?
- Como a variabilidade genética pode ser quantificada?
- Como avaliar a carga glicêmica de alimentos?
- Por que consumir alimentos com baixo índice glicêmico?

Como você explica a variabilidade entre IG e CG?
Quando classificamos um alimento com alto IG estamos querendo dizer que ele possui carboidratos de rápida absorção, o que aumenta rapidamente os picos de glicose no sangue. Mas quando o mesmo alimento possui uma baixa CG, significa que pode ter pouco carboidrato total em determinada porção.
O que é IG e CG?
O cálculo seria realizado a partir da seguinte fórmula: IG = área da curva glicêmica do alimento/área correspondente do alimento controle x 100. Já a carga glicêmica (CG) é um indicador de qualidade e quantidade de carboidrato, a partir de uma determinada porção consumida desse nutriente pela dieta.
Qual a diferença entre carga e índice glicêmico?
A diferença básica entre índice e carga glicêmica está na quantidade de carboidrato analisada. Enquanto o índice glicêmico reflete o efeito de 50 gramas de carboidrato de um alimento, a carga glicêmica se refere ao efeito proveniente do conteúdo de carboidrato presente em uma porção ingerida normalmente pela população.
O que é carga glicêmica baixa?
A carga glicêmica (CG) é baixa quando o resultado for menor que 10, média entre 11 e 19 e alta quando estiver acima de 20. Para diminuir a carga glicêmica do cardápio, evitando os picos de glicemia o ideal é escolher alimentos ricos em carboidratos com médio ou baixo índice glicêmico.
Qual é a relação entre Ig e CG e as doenças crônicas?
Com as evidências científicas analisadas, evidenciou-se que a maioria dos estudos que apontam efeitos positivos do IG e CG, tem limitações metodológicas. Estudos bem estruturados não observaram benefícios do IG e CG sobre todas as doenças crônicas, com menos controvérsias para o tratamento do diabetes mellitus.
O que é contabilizar carga glicêmica?
carga glicêmica. A carga glicêmica mede a quantidade e a qualidade de carboidratos presentes em uma porção do alimento consumido, diferentemente do índice glicêmico, que mede a velocidade em que esses carboidratos são absorvidos e se transformam em glicose na corrente sanguínea.
Qual o índice glicêmico das frutas?
Confira um exemplo de cardápio de baixo índice glicêmico....Lista completa do índice glicêmico dos alimentos.
Frutas (classificação geral) | ||
---|---|---|
Baixo IG ≤ 55 | Médio IG 56-69 | Alto IG ≥ 70 |
Maçã: 36 | Kiwi: 58 | Melancia: 76 |
Morango: 40 | Mamão: 56 | - |
Laranja: 43 | Pêssego em caldas: 58 | - |
Qual a diferença entre índice glicêmico?
Alimentos de alto índice glicêmico são digeridos e absorvidos mais rapidamente, com isso, provocam elevações mais rápidas na glicose sanguínea e insulina. Todavia, o IG de um alimento pode variar de acordo com o seu preparo, quantidade de proteínas, gorduras e fibras.
Quais alimentos tem baixa carga glicêmica?
Para fazer uma dieta de baixo índice glicêmico, deve-se dar preferência pelo consumo de alimentos como frutas e vegetais frescos, leguminosas, como feijão e lentilha, e alguns cereais integrais, como milho e arroz integral.
Qual a carga glicêmica dos alimentos?
Os alimentos com índice glicêmico inferior a 55 são considerados de baixo índice e, em geral, são mais saudáveis. Os que tem índice entre 56 e 69 possuem índice glicêmico moderado, e os alimentos com índice glicêmico superior a 70 são considerados de IG alto, sendo recomendado evitar ou consumir com moderação.
Qual é a CG de um alimento?
- A CG leva em consideração não apenas o tipo de carboidrato no alimento como também a quantidade de carboidrato que você ingere em uma porção normal. (Para ficar um pouco mais técnico, a CG de um alimento é o IG multiplicado pela quantidade de carboidrato em uma porção.) Faz mais sentido.
Como a variabilidade genética pode ser quantificada?
- A variabilidade genética pode ser quantificada analisando-se a porcentagem média de loci ( locais dos cromossomos onde está um gene) que são heterozigotos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A variabilidade genética é conseguida, principalmente, quando um processo de mutação leva ao surgimento de novos alelos.
Como avaliar a carga glicêmica de alimentos?
- A carga glicêmica se tornou uma poderosa forma de avaliar não apenas os alimentos individualmente, mas também refeições completas e até mesmo dietas inteiras. Quando os cientistas pesquisaram a CG de dietas comuns em diferentes populações, descobriram que quanto maior a CG, maior a incidência de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer.
Por que consumir alimentos com baixo índice glicêmico?
- Portanto, para os diabéticos, consumir alimentos com baixo índice glicêmico, como o arroz integral, o tomate, a soja, a abobrinha e o brócolis, é uma boa opção para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue.