Como vive uma pessoa com síndrome de Down na sociedade?
Índice
- Como vive uma pessoa com síndrome de Down na sociedade?
- Quanto tempo vive uma pessoa que tem síndrome de Down?
- Como são tratadas as pessoas com síndrome de Down?
- Quem tem síndrome de Down recebe algum benefício?
- Como a pessoa com síndrome de Down é vista na sociedade?
- Como funciona o cérebro de uma pessoa com síndrome de Down?
- Porque quem tem síndrome de Down morre cedo?
- Quem tem síndrome de Down pode ter filhos?
- Posso dizer que a síndrome de Down é doente?
- Qual a deficiência mental das pessoas com síndrome de Down?
- Quais são os mitos sobre a síndrome de Down?
- Qual a expectativa de vida das crianças com síndrome de Down?

Como vive uma pessoa com síndrome de Down na sociedade?
Adultos com síndrome de Down são adultos em primeiro lugar, com as mesmas necessidades sociais, emocionais e de realização como outros adultos. Eles desejam viver com privacidade, independência, amigos e parceiros, e ter um papel útil em suas comunidades.
Quanto tempo vive uma pessoa que tem síndrome de Down?
Hoje, cada vez mais as pessoas com a síndrome estão chegando na terceira idade. Alguns estudos afirmam que a expectativa de vida cresceu no mínimo 3,75 vezes nos últimos 40 anos. Hoje, ela gira em torno dos 65 anos.
Como são tratadas as pessoas com síndrome de Down?
As pessoas com síndrome de Down estudam, trabalham e convivem com todos. Esses indivíduos têm opinião e podem se expressar sobre assuntos que lhes dizem respeito. Em caso de entrevistas, procure falar com as próprias pessoas com deficiência, não apenas com familiares, acompanhantes ou especialistas.
Quem tem síndrome de Down recebe algum benefício?
Os portadores de Síndrome de Down, devido a esta condição, fazem jus a diversos direitos e um deles é a Aposentadoria com condições mais benéficas. Essas condições são devidas pois o portador de Síndrome de Down é considerado portador de deficiência, logo tem direito à Aposentadoria do Portador de Deficiência.
Como a pessoa com síndrome de Down é vista na sociedade?
Apesar dos avanços na compreensão e na gestão geral de Síndrome de Down, a circunstância é associada ainda com uma determinada quantia do estigma. É importante que os indivíduos com esta circunstância recebem o apoio de seus família, amigos e sociedade at large.
Como funciona o cérebro de uma pessoa com síndrome de Down?
O aumento de expressão gênica devido a esse cromossomo extra leva a prejuízos no desenvolvimento do cérebro que são associados a déficits cognitivos e a alterações comportamentais posteriores, bem como acarreta as modificações físicas características da síndrome.
Porque quem tem síndrome de Down morre cedo?
No passado, pacientes com a alteração genética viviam até os 20 anos, em média, sendo a cardiopatia uma das principais causas da morte precoce, que é uma disfunção no coração que acomete até 60% dos nascidos com Síndrome de Down.
Quem tem síndrome de Down pode ter filhos?
Homens e mulheres com síndrome de Down podem ter filhos? Podem, sim. Há muitos registros de mulheres com Down que tiveram filhos e, nesse caso, as chances de terem filhos com trissomia 21 é de 35% a 50% maior. Há dois casos registrados de homens com Down que se tornaram pai.
Posso dizer que a síndrome de Down é doente?
- Por isso, não é correto dizer que a síndrome de Down é uma doença ou que uma pessoa que tem síndrome de Down é doente. Apesar de indivíduos com síndrome de Down terem algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, não são todos iguais.
Qual a deficiência mental das pessoas com síndrome de Down?
- Todas as pessoas, inclusive as pessoas com síndrome de Down, têm características únicas, tanto genéticas, herdadas de seus familiares, quanto culturais, sociais e educacionais. Deficiência intelectual não é o mesmo que deficiência mental. Por isso, não é apropriado usar o termo “deficiência mental” para se referir às pessoas com síndrome de Down.
Quais são os mitos sobre a síndrome de Down?
- Pessoas com Síndrome de Down podem viver até 60 anos com avanço nos tratamentos médicos. Abandone sete mitos sobre a Síndrome de Down.
Qual a expectativa de vida das crianças com síndrome de Down?
- No Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), novos dados, porém, mostram que essa expectativa de vida aumentou significativamente. A fonoaudióloga Cristina Fonseca Pires, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, conta que era comum as crianças ficarem dependentes de remédios, o que diminuía a expectativa de vida. ?