Como se explica a existência de tantos blocos regionais?

Como se explica a existência de tantos blocos regionais?
A formação de blocos regionais, como União Européia e Mercosul, é uma característica da globalização que se expandiu notavelmente.
O que é um bloco regional?
Blocos econômicos regionais são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.
Como se explica a existência dos blocos econômicos em plena globalização?
Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.
Qual o propósito dessa formação de blocos?
A formação dos blocos econômicos tem como principal objetivo estabelecer condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Essas organizações realizam a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais, impostos de importação e exportação entre os países integrantes do bloco.
Quais os blocos regionais?
Os blocos econômicos são classificados em quatro tipos principais: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Na Zona de Livre Comércio há a redução ou extinção das tarifas aduaneiras entre países de um mesmo bloco econômico.
Quais são os objetivos dos blocos regionais?
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.