Qual o recurso poético utilizado no verso devagar as janelas olham?
Índice
- Qual o recurso poético utilizado no verso devagar as janelas olham?
- Como vc explica o verso devagar as janelas olham?
- Qual o recurso poético utilizado no verso devagar as janelas olham aliteração metáfora personificação repetição?
- Que figura de linguagem aparece nesse verso devagar as janelas olham a metáfora B personificação C metonímia D comparação?
- Quem é o lírico do poema cidadezinha qualquer?
- Como é vista a vida na cidadezinha?
- O que quer dizer cidadezinha qualquer?
- O que é Assonancia e exemplos?
- O que é síntese figura de linguagem?
- Qual a figura de linguagem presente no trecho as janelas olham a metonímia B Catacrese C prosopopéia D eufemismo?

Qual o recurso poético utilizado no verso devagar as janelas olham?
Em “Devagar... as janelas olham.”, registra-se o emprego da metonímia, figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra por outra, com a qual estabelece uma relação de proximidade.
Como vc explica o verso devagar as janelas olham?
O verso "Devagar... as janelas olham" pode ser interpretado como uma metonímia, pois ouve uma substituição de pessoas por janelas. ... Metonímia é uma figura de linguagem marcada pela substituição de um termo por outro que guardam entre si uma relação de proximidade ou contiguidade, ou seja, um faz parte do outro.
Qual o recurso poético utilizado no verso devagar as janelas olham aliteração metáfora personificação repetição?
Resposta: (D) prosopopeia.
Que figura de linguagem aparece nesse verso devagar as janelas olham a metáfora B personificação C metonímia D comparação?
No verso "As janelas olham" é possível identificar uma figura de linguagem denominada personificação ou prosopopeia. Essa figura de linguagem tem a função de “personificar”, ou seja, dar vida aos seres inanimados.
Quem é o lírico do poema cidadezinha qualquer?
05 – O autor do poema é Carlos Drummond de Andrade. E quem é o eu lírico? O eu lírico é alguém que vive em uma cidadezinha do interior.
Como é vista a vida na cidadezinha?
Esta vida besta, meu Deus. Leia o último verso. Como é vista a vida na cidadezinha.
O que quer dizer cidadezinha qualquer?
O assunto do poema "Cidadezinha Qualquer", escrito por Carlos Drummond de Andrade, é a vida calma de uma cidade do interior do país. ... Ademais a presença de árvores na cidade ("Casas entre bananeiras/mulheres entre laranjeiras/pomar amor cantar") é algo mais comum das cidades interioranas do que nas cidades urbanas.
O que é Assonancia e exemplos?
São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.
O que é síntese figura de linguagem?
Figuras de construção ou sintaxe. As figuras de construção ou figuras de sintaxe são desvios que são evidenciados na construção normal do período. Essas figuras de linguagem ocorrem na concordância, na ordem e na construção dos termos da oração.
Qual a figura de linguagem presente no trecho as janelas olham a metonímia B Catacrese C prosopopéia D eufemismo?
Personificação - São exemplos de personificação: "O vento beija meus cabelos"; "Devagar as janelas olham..." ( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de palavra ou expressão agradável para amenizar uma ideia desagradável ou grosseira.