adplus-dvertising

O que é objeto transicional para Winnicott?

Índice

O que é objeto transicional para Winnicott?

O que é objeto transicional para Winnicott?

Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) definiu o objeto transicional como aquele utilizado pela criança para suportar a ausência materna. Segundo o autor, nos primeiros meses de vida, o bebê não tem consciência de que ele e a mãe são pessoas diferentes.

O que diz a teoria de Winnicott?

A teoria de Winnicott baseia-se no fato de que a psique não é uma estrutura pré-existente e sim algo que vai se constituindo a partir da elaboração imaginativa do corpo e de suas funções – o que constitui o binômio psique-soma.

Quais as três funções da mãe suficientemente boa para Winnicott?

Assim, nos primeiros meses da vida do bebê, a “mãe suficientemente boa” tem três funções, assim sintetizadas por Winnicott: holding (sustentação), handling (manejo) e a apresentação dos objetos (Winnicott, 1975; Valler, 1990; Coutinho, 1997).

O que são objetos e fenômenos transicionais?

O conceito de objetos transicionais foi criado por D. W. Winnicott para descrever o uso simbólico que os bebês fazem dos objetos da realidade compartilhada, para aliviar a angústia de separação, em torno do período de desmame. Gradativamente, o fenômeno irradia-se desses objetos para toda a experiência cultural.

Qual a função do objeto transicional?

O objeto transicional é um mediador entre mãe e filho, eu e não-eu, mundo interno e mundo externo. A mãe suficientemente boa permitirá esse objeto e através dele a criança passará de um estado de ilusão para um estado de desilusão, do relacionar-se com o objeto para o uso do objeto.

Para que serve o objeto transicional?

O termo objeto transicional foi criado na década de 1960 por D. W. Winnicott, grande estudioso da infância. Sua função, de acordo com o pesquisador, é de representar a mãe (ou o cuidador principal) quando ela estiver ausente, trazendo o conforto que a criança precisa em momentos de angústia e ansiedade.

Quais os principais conceitos de Winnicott?

Winnicott considera que a atividade mental da criança faz com que um meio ambiente suficiente se transforme em um perfeito, converte o relativo fracasso da adaptação em um sucesso adaptativo. O autor fala que o que libera a mãe de ser quase perfeita é a compreensão da criança.

O que é a teoria do amadurecimento?

A teoria do amadurecimento pessoal baseia–se na concepção de que todo indivíduo humano é dotado de uma tendência inata ao amadurecimento, ou dito de outro modo, à integração numa unidade psique–soma. Sendo o soma, um corpo vivo, não apenas o corpo biológico e psique não se confundindo com a mente.

O que é a mãe suficientemente boa para Winnicott?

O conceito foi apresentado pela primeira vez pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott, também defensor do brincar como meio terapêutico para as crianças. Sua teoria sugere que quando a mãe tenta ser perfeita acaba sofrendo mais do que deveria, pois suas expectativas acabam sendo frustradas.

O que é o holding para Winnicott?

Geralmente traduzido como sustentar ou segurar e, por outras vezes, mantido no original “holding”, o termo faz referência ao suporte físico e psíquico oferecido ao bebê pelo seu cuidador.

Postagens relacionadas: