adplus-dvertising

Onde ligar o DPS?

Índice

Onde ligar o DPS?

Onde ligar o DPS?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Qual DPS usar em residência?

Para especificar um DPS deve-se inciar pela classe do DPS, I,II ou III. Isso depende do tipo de edifício que estamos trabalhando e se há ou não SPDA instalado. Após isso, se escolhe a tensão do DPS, não confundir com a tensao da rede. É necessário informar se a corrente do DPS é nominal ou máxima.

Como ligar DPS Trifasico?

A ligação do DPS trifásico pode ocorrer de duas formas, em série ou paralelo. Na ligação em série, o DPS fica protegido por meio do dispositivo de proteção, instalado no quadro de distribuição em série com o DPS. Em caso de sobrecarga no DPS, o dispositivo de proteção dispara, interrompendo toda a instalação.

Qual DPS usar no quadro de distribuição?

Como orientação, podemos sugerir que em quadros de distribuição de casas, fábricas ou edificações maiores poderemos utilizar um DPS com corrente nominal de descarga de 20 KA (8/20µS) e corrente máxima de 40KA (8/20µS) e em apartamentos ou salas comerciais, correntes nominais de descarga de 10KA (8/20µS) e corrente ...

O que é DPS instalado?

O DPS – dispositivo de proteção contra surto, é um dispositivo que desvia os surtos de tensão que acontecem na rede elétrica, provocadas por descargas atmosféricas, entre outros, e tem um papel fundamental na proteção dos dispositivos elétricos instalados dentro de sua residência/indústria.

Qual a amperagem do DPS?

Considerar sempre a tensão entre Fase e Neutro. Um DPS de 127V~ ligado em 220V~ irá queimar. Já um DPS de 220V~ poderá também ser utilizado em redes de 127V~, porém para maior eficiência, recomenda-se manter iguais as tensões da rede e do DPS.

Como saber se o DPS está funcionando?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Ele pode ser instalado sozinho ou em cascata com um DPS Classe I ou com outro DPS Classe II, Repare que em nenhum momento foi dito que a diferença é o valor da corrente de impulso que ele conduz. Um DPS Classe 1 de 40kA tem um objetivo diferente de proteção que um DPS Classe II com os mesmos 40kA.

Como funciona o dr Trifasico?

Para acusar onde há uma fuga de tensão, o dispositivo DR possui um núcleo toroidal. Nele, os cabos que vão ser monitorados são enrolados, formando uma bobina. Nos terminais são colocados as fases (em casos de sistemas bifásicos ou trifásicos), ou somente uma fase e o neutro.

Como saber a classe do DPS?

Classe I. Demonstração da primeira classe do DPS. Os DPS classe I são os dispositivos utilizados na proteção contra os efeitos das descargas diretas, então a sua instalação é realizada no ponto de entrada da instalação. O DPS classe I é o mais robusto em relação à capacidade de descarga.

Qual a função do DPS?

  • O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.

Qual a melhor opção para o DPS?

  • Quando nos referimos à dispositivos de proteção, nem sempre o menor custo é a melhor opção. Um DPS com um baixo custo pode ter uma baixa vida útil, fazendo com que esta economia incial se perca com o decorrer do tempo. Por isso, sempre indicamos que a escolha do DPS seja feita por técnico ou engenheiro eletricista.

Quando deve ser feita a instalação do DPS?

  • A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral. Portanto, cabe ao usuário observar quais são os pontos positivos e negativos de cada posicionamento de instalação, mas o que jamais deve ser feito, é manter a instalação funcionando sem o uso de um DPS.

Como realizar a ligação do DPS?

  • Enquanto a corrente máxima representa o valor máximo de um impulso de corrente que o dispositivo pode funcionar com segurança. Existem duas maneiras de realizar a ligação do DPS, a ligação em série e a ligação em paralelo. Ligação do DPS em série com a instalação.

Postagens relacionadas: