Como vivem os índios JÊS atualmente?

Como vivem os índios JÊS atualmente?
Como os demais índios brasileiros, os do grupo macro-jê estão passando por um processo intenso de aculturação segundo a cultura do homem branco. Atualmente, vestem roupas, dirigem carros e motos, sabem a língua portuguesa e procuram se integrar ao mundo empresarial contemporâneo.
Onde os JÊS viviam?
Jê ou Tapuia - viviam no Planalto Central brasileiro; Aruak - habitavam, em grande parte, na Bacia Amazônica; Karib - ocupavam o norte da Bacia Amazônica.
Como estão atualmente os grupos tupis e JÊS?
Atualmente. Até hoje, existem, em locais de difícil acesso na Serra do Mar dos estados do Espírito Santo e Bahia, poucos grupos indígenas que se autodenominam tupinambás (vide Tupinambá de Olivença) e tupiniquins. Eles já não falam a sua língua original tupi e somam uns 3 000 indivíduos atualmente.
Quem são os JÊS?
Jês — povo nativo sul-americano.
Onde os índios costumam dormir?
Os índios costumam dormir em redes ou esteiras. Alimentam-se da caça, da pesca e de vegetais, plantam mandioca, milho, batata doce etc., gostam de cantar, dançar e seus instrumentos musicais são tambor, chocalho, flauta e o maracá.
Onde se localizam os jê?
Grande parte desta população vive nas reservas indígenas do município de Juína, em Mato Grosso, com cerca de 1.100 pessoas distribuídas por mais de 30 aldeias, e seu território faz fronteira com os Cinta Larga, cuja língua pertence ao tronco Tupi.
Porque os grupos tupis viviam em guerra permanente?
Em tempos passados, os grupos Cinta Larga viviam em guerra permanente com estes povos indígenas, originadas por disputas territoriais e/ou por vinganças de mortes anteriores.