adplus-dvertising

Como vivem as quebradeiras de coco-de-babaçu?

Índice

Como vivem as quebradeiras de coco-de-babaçu?

Como vivem as quebradeiras de coco-de-babaçu?

Quebradeiras de babaçu sentem a pressão do desenvolvimento no Cerrado. Cerca de 400 mil mulheres, conhecidas como quebradeiras de coco, vivem com suas famílias na zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia. Seu sustento provém da coleta do fruto do babaçu, palmeira nativa da qual extraem óleo, leite e carvão.

Qual é a importância das mulheres quebradeiras de coco babaçu?

As quebradeiras de coco babaçu têm uma grande importância histó- rica, econômica, social, política, ambiental e cultural na chamada “região dos babaçuais”, que engloba partes dos estados do Pará, Piauí e Tocantins e, principalmente, do Maranhão.

Quão importantes são as quebradeiras de coco babaçu para sua comunidade?

Elas somam mais de 300 mil mulheres trabalhadoras rurais que vivem em função do extrativismo do babaçu, uma das mais importantes palmeiras brasileiras. Contra uma vida de segregação, as quebradeiras iniciaram seu processo de luta – denominado por elas de babaçu livre.

Quais são os benefícios económicos e para a natureza das mulheres quebradeiras de coco?

Melhorias em transporte escolar e em estruturas de ensino, fortalecimento de grupos produtivos e mais acesso a políticas públicas foram alguns dos benefícios que as Quebradeiras conquistaram com o nosso apoio.

Quais as características das comunidades quebradeiras de Coco-de-babaçu?

Características. As quebradeiras encontram-se em áreas de convergência entre a Floresta Amazônica, o cerrado e o semiárido, onde a presença dos babaçuais é mais significativa. Sua relação com a terra e com a palmeira é muito íntima.

Qual a importância do Movimento Interestadual das quebradeiras de coco babaçu no sentido socioambiental e econômico?

Esse movimento é responsável pela união das quebradeiras em prol de sua autonomia, preservação do ecossistema, subsistência e de sua cultura passada de geração a geração. Esse tema é de extrema importância no que tange ao meio ambiente e preservação da memória cultural de populações tradicionais.

Qual a importância da Lei do babaçu Livre para a sobrevivência de mais de 300 mil mulheres e suas famílias que dependem do acesso as palmeiras de babaçu?

Basicamente, ela proíbe a derrubada de palmeiras e garante o acesso e o uso comunitário dos babaçuais por parte das quebradeiras, mesmo se estiverem em terras privadas. São raros, porém, os municípios nos quais a lei é cumprida – além dos esforços em revogá-la por parte de fazendeiros.

Por que as quebradeiras de coco mais recentemente se aproximaram de outros grupos sócias Essa aproximação é importante explique?

Explicação: por que é importante interagir com as outras pessoas graças ao aprendizado com os outros grupos,perceberam que seu modo de vida,sem um território garantido,permanecerá ameaçando e violentado.

Como as quebradeiras de coco se organizam?

Território das quebradeiras As dificuldades impostas levaram as quebradeiras a se organizar: o MIQCB, rede de cooperativas, associações e comissões dedicada à luta pelo direito das comunidades que extraem o babaçu, tem mais de 20 anos. Desde então, a Lei Babaçu Livre tem sido a principal bandeira das quebradeiras.

Quais as características das quebradeiras de coco?

Possuem como fonte de renda familiar principal ou secundária a coleta e quebra do fruto do babaçueiro, a fim de separar a amêndoa da casca. A semente do coco babaçu é oleaginosa, sendo utilizada como matéria prima para diversos produtos manufaturados, além de servirem de alimento para as quebradeiras e suas famílias.

Postagens relacionadas: