Como cuidar de um paciente com hemofilia?
Índice
- Como cuidar de um paciente com hemofilia?
- Como vivem as pessoas com hemofilia?
- Qual o tratamento que uma pessoa hemofílica precisa receber?
- Qual via é contra indicada para paciente com hemofilia?
- O que é hemofilia silenciosa?
- Como evitar a doença hemofilia?
- Por que a hemofilia é mais comum em homens?
- Como pode acontecer a hemofilia?
- Quais são os antecedentes da hemofilia?
- Qual a população mundial de hemofilia?

Como cuidar de um paciente com hemofilia?
Cuidados durante o tratamento
- Praticar atividades físicas, para fortalecer os músculos e articulações, reduzindo as chances de sangramento. ...
- Observar o surgimento de novos sintomas, principalmente nas crianças, e se diminuem com o tratamento;
- Ter a medicação sempre próxima, principalmente em caso de viagem;
Como vivem as pessoas com hemofilia?
A hemofilia é uma deficiência da coagulação do sangue, que é passada de pai para filho, sendo predominante entre os homens. Apesar de não ter cura, as pessoas que têm a doença vivem bem se fizerem o tratamento adequado.
Qual o tratamento que uma pessoa hemofílica precisa receber?
O tratamento básico para a hemofilia é a terapia de reposição de fator de coagulação. No entanto, o tratamento abrangente para a hemofilia refere-se ao conjunto de todos os serviços, informações e apoios que devem ser fornecidos à pessoa com hemofilia e aos seus familiares mais próximos.
Qual via é contra indicada para paciente com hemofilia?
As pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar tomar aspirina e outros medicamentos que possam causar hemorragias. Esta lista de medicamentos que podem provocar hemorragias não incluiu medicamentos que têm que ser injectados ou infundidos por via endovenosa.
O que é hemofilia silenciosa?
A hemofilia é uma doença rara, incurável, e muitas vezes silenciosa, que afeta mais 12 mil pessoas no Brasil, fazendo do país a quinta maior população mundial de pacientes. A doença é causada pela deficiência de fatores coagulantes no sangue, o que pode transformar ferimentos e lesões comuns em hemorragias perigosas.
Como evitar a doença hemofilia?
Hoje, no entanto, o tratamento é preventivo. As pessoas com hemofilia recebem as proteínas necessárias rotineiramente em unidades de saúde ou até mesmo em casa, quando contam com cuidadores ou familiares habilitados a fazer a aplicação.
Por que a hemofilia é mais comum em homens?
- A hemofilia é mais comum em homens? Os fatores de coagulação deficientes na hemofilia estão presentes no cromossomo X, que é único no homem e duplicado na mulher.
Como pode acontecer a hemofilia?
- A hemofilia pode acontecer de 2 formas, que, apesar de apresentarem sintomas semelhantes, são provocadas por falta de diferentes componentes do sangue: Hemofilia A: é o tipo mais comum de hemofilia, sendo caracterizada pela deficiência no fator VIII da coagulação;
Quais são os antecedentes da hemofilia?
- Em cerca de 30% dos casos de hemofilia não há antecedentes familiares da doença, o que pode ser resultado de uma mutação genética espontânea no DNA da pessoa. Neste caso, é considerado que a pessoa tem uma hemofilia adquirida, mas que, ainda assim, poderá transmitir a doença para os filhos, assim como qualquer outra pessoa com hemofilia.
Qual a população mundial de hemofilia?
- Hoje sabemos que a hemofilia é uma doença rara que acomete 400 mil pessoas em todo o mundo e pode se manifestar em 1 a cada 10 mil nascimentos. Em 2019, os registros do MS (Ministério da Saúde) contavam 12.983 pacientes com hemofilia no Brasil, número que coloca o país como a quarta maior população mundial de pessoas com essa enfermidade.