O que é a militarização das escolas públicas?
Índice
- O que é a militarização das escolas públicas?
- Qual a diferença entre escola militar e escola militarizada?
- Qual o objetivo das escolas militares?
- O que é o Programa escola Cívico-militar?
- Como funciona a militarização das escolas?
- Por que não militarizar as escolas?
- O que muda em uma escola militar?
- Qual a forma de ingresso para o serviço militar?
- Quais as escolas ligadas às forças armadas?
- Quem é prestador de serviços?
- Qual o tipo de serviço prestado por pessoas?

O que é a militarização das escolas públicas?
Ouça em voz altaPausarAcontece que a militarização de escolas públicas é um modelo diferente, que não tem garantia do mesmo investimento em estrutura nem em formação e salários dos professores que nos colégios militares, onde o investimento por aluno é mais que o triplo que a média das escolas públicas.
Qual a diferença entre escola militar e escola militarizada?
Ouça em voz altaPausarOs colégios militares pertencem ao Exército, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar e são voltadas para quem deseja seguir carreira como militar. Já as escolas públicas militarizadas estão sob responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de Educação e não recebem as mesmas verbas que colégios militares.
Qual o objetivo das escolas militares?
Ouça em voz altaPausarA proposta pedagógica das escolas militares tem como objetivo preparar o aluno para a vida em sociedade, formar cidadãos que atuem com ética e cidadania, sendo guiados pelos valores e tradições da educação militar.
O que é o Programa escola Cívico-militar?
Ouça em voz altaPausarO Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares tem por objetivo implantar o modelo de gestão de excelência em unidades escolares públicas do ensino regular, em escolas que ofereçam as etapas finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Como funciona a militarização das escolas?
Ouça em voz altaPausarUma escola militarizada é, na prática, uma instituição gerenciada por militares, portanto alinhada aos valores militares, mas que precisa seguir a Lei de Diretrizes e Bases. A população conhece essas escolas pelos resultados anunciados: dizem que não há evasão, não tem repetência e tem segurança.
Por que não militarizar as escolas?
Ouça em voz altaPausarPorque, ao contrário do que seus defensores costumam afirmar, a militarização não é uma simples redistribuição entre funções administrativas e pedagógicas dentro das escolas; muito menos uma forma bem intencionada de trazer disciplina e ordem para espaços de ensino marcados por violência.
O que muda em uma escola militar?
Ouça em voz altaPausarO ensino militar funciona basicamente da mesma maneira que o ensino convencional. Pois ambas as modalidades são regulamentadas pela Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes de Bases (LDB). O que muda é a conduta de ensino que é baseada na rigidez e na disciplina.
Qual a forma de ingresso para o serviço militar?
- Após concluído o período da preparação, o jovem passa a ser um reservista, tal qual os soldados, mas nesse caso, se chamado por motivo de guerra, ele ingressa como Oficial. Outra forma de ingresso é através do Serviço Militar Temporário, que como o nome já diz, tem um limite de permanência de até 8 anos.
Quais as escolas ligadas às forças armadas?
- As principais escolas ligadas às forças armadas são a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que é do Exército; Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que é da Aeronáutica; e o Colégio Naval, da Marinha. Elas costumam abrir seleção para novos alunos anualmente.
Quem é prestador de serviços?
- Em economia, prestador de serviços é a pessoa física ou jurídica que oferecem algum tipo de prestação de serviço em troca de vantagens financeiras, por meio de contratos de prestação de serviço. De forma geral, o termo prestador de serviço, refere-se tanto a pessoa física ou jurídica que presta o serviço mediante contrato, como também, ...
Qual o tipo de serviço prestado por pessoas?
- Alguns tipos de serviço prestado por pessoas podem ser uma excelente oportunidade de negócio para você. Há um ditado que diz: “nada substitui o talento”. E esta máxima se confirma quando nos deparamos com profissionais que colocam suas habilidades a serviço de outros com maestria e excelência.