adplus-dvertising

Quando o travessão pode substituir a vírgula?

Índice

Quando o travessão pode substituir a vírgula?

Quando o travessão pode substituir a vírgula?

Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei.

Pode substituir travessão por parênteses?

Dependendo da intenção de uso, o travessão pode ser usado para substituir outros sinais de pontuação, como parênteses, vírgulas e dois-pontos.

O que substitui a vírgula?

O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.

Como usar travessão e vírgula?

O travessão pode aparecer antes da vírgula, sem eliminá-la. Isso ocorre quando a intercalação com travessão duplo é colocada dentro de uma intercalação entre vírgulas [ex. 1 abaixo] ou quando a vírgula é usada para separar uma oração subordinada [ex.

Quando usar parênteses e travessão?

Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).

O que é duplo travessão?

O que é o duplo travessão? O duplo travessão ocorre em duas situações: Separar fala de personagem de trechos da narrativa.

Em quais situações posso fazer o uso do travessão e parênteses?

Eles podem apresentar funções distintas. O travessão destaca ou dá ênfase à informação, e o parêntese indica que se trata de uma informação acessória. Isso ocorre, por exemplo, para indicar siglas: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou aumento da violência no país.

Qual o sinal Eu uso para substituir a na separação do vocativo?

Resposta: O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa. Ele deve aparecer entre vírgulas ou com outro sinal de pontuação que passe esse destaque, o ponto de reticências e exclamação são alguns exemplos.

Qual é o sinal que substitui a vírgula na separação do vocativo?

No vocativo, existem algumas pontuações que podem ser utilizadas afim de substituir a vírgula. Estes sinais de pontuação que são os substitutos da vírgula são as reticências e o ponto de exclamação. O discurso direto é o tipo de discurso em que a fala de algum personagem é transcrita de maneira exata.

Como digitar o travessão?

Como fazer

  1. - Hífen: tecla normal do hífen.
  2. – Meia-risca: Alt + 0150.
  3. Travessão: Alt + 0151.

Como se usa a vírgula depois de uma travessão?

  • A vírgula depois de travessão Sei que se usa travessão seguido de vírgula quando a frase o exige.

Qual a diferença entre travessão e vírgula?

  • Travessão e vírgula? O casamento dos dois é raro como viúvo na praça. Mas volta e meia tem vez. Quando? Preste atenção aos parezinhos: Brasília, a capital do Brasil, tem 2,5 milhões de habitantes. Brasília — a capital do Brasil — tem 2,5 milhões de habitantes. No caso, os travessões substituem duas vírgulas. As núpcias não têm nenhuma chance.

Como é possível omitir a vírgula?

  • Para 1) uma pontuação visualmente mais limpa, e 2) como os travessões já quebraram a frase de qualquer maneira e separaram a primeira oração («Em se tratando de crime») da segunda («não devemos ser lenientes»), eu creio que não seria uma grande heresia omitir a vírgula. Isso procede? Muito obrigada!

Postagens relacionadas: