Quem tem direito à gratuidade no transporte intermunicipal?
Índice
- Quem tem direito à gratuidade no transporte intermunicipal?
- Quem tem direito a viajar de graça para outro estado?
- O que fazer para idoso viajar de graça?
- Quem tem direito à gratuidade no transporte?
- O que é passe livre intermunicipal?
- Quem tem direito a viajar de graça?
- Quem tem direito a passagem de ônibus gratuita interestadual?
- Como faço para viajar de graça de ônibus?
- Qual a lei para viajar de graça de ônibus?
- Quem pode viajar de graça?
- Como é o transporte intermunicipal?

Quem tem direito à gratuidade no transporte intermunicipal?
Atualmente, Estatuto do Idoso estabelece que os idosos que ganham até dois salários mínimos têm direito a duas vagas gratuitas por veículo do sistema de transporte coletivo interestadual, ou desconto de 50% se estas vagas já estiverem preenchidas.
Quem tem direito a viajar de graça para outro estado?
Quem tem mais de 60 anos e renda mensal de até dois salários-mínimos conta com uma facilidade na hora de viajar de ônibus. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) garante a gratuidade ou desconto na hora de comprar passagens rodoviárias interestaduais.
O que fazer para idoso viajar de graça?
Idosos de baixa renda têm a possibilidade de viajar de modo gratuito em transporte interestadual. Isso é possível a partir da Carteira do Idoso, a qual também permite desconto em passagens. O benefício é devido a cidadãos com mais de 60 inscritos no CadÚnico. Pode ser solicitado de maneira presencial ou pela internet.
Quem tem direito à gratuidade no transporte?
- Idosos maiores de 65 anos: acesso gratuito no transporte coletivo, com apresentação de documento pessoal com foto comprovando a idade. ... - Crianças de até seis anos: basta apresentar documento com foto da criança nos ônibus municipais.
O que é passe livre intermunicipal?
O Programa Passe Livre é um benefício estadual (Lei 18.419/2015) concedido às pessoas com deficiência. O benefício assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar per capita inferior a 2 salários mínimos.
Quem tem direito a viajar de graça?
É lei! Jovens de 15 a 29, com renda de até dois salários mínimos, podem viajar de graça de ônibus em rotas interestaduais. O direito está previsto pelo Estatuto da Juventude (lei nº 12.852/2013, decreto nº 8.537/2015) e foi regulamentado pela ANTT, em 2016 .
Quem tem direito a passagem de ônibus gratuita interestadual?
Afinal, quem tem direito à passagem de ônibus grátis? Idosos, pessoas com deficiência física, mental, visual, auditiva ou múltiplas e jovens entre 15 a 29 anos podem viajar de graça. ... Segundo a legislação, para toda viagem interestadual, dois assentos gratuitos são destinados a esses passageiros.
Como faço para viajar de graça de ônibus?
- Como faço para viajar de graça de ônibus? Para ter direito ao benefício, é necessário que você tenha entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Qual a lei para viajar de graça de ônibus?
- É lei! Jovens de 15 a 29, com renda de até dois salários mínimos, podem viajar de graça de ônibus em rotas interestaduais. O direito está previsto pelo Estatuto da Juventude (lei nº 12.852/2013, decreto nº 8.537/2015) e foi regulamentado pela ANTT, em 2016 .
Quem pode viajar de graça?
- Idosos, pessoas com deficiência física, mental, visual, auditiva ou múltiplas e jovens entre 15 a 29 anos podem viajar de graça. Cada categoria de passageiro é assegurado por uma lei diferente, e precisa cumprir certos requisitos.
Como é o transporte intermunicipal?
- Vale salientar que, com a Carteira do Idoso, ele é incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e recebe o NIS (Número de Identificação Social). O transporte intermunicipal tem as mesmas regras que o interestadual?