adplus-dvertising

Como vibrar pilar?

Índice

Como vibrar pilar?

Como vibrar pilar?

“É importante fazer a vibração por etapas, a cada 50 cm de concreto mais ou menos”, recomenda Cheren. Durante o adensamento, é importante evitar a vibração da armadura, de forma que não se formem vazios ao seu redor, o que prejudicaria a aderência da armadura ao concreto.

Como vibrar pilar de concreto?

A agulha deve ser cravada perpendicularmente à massa com espaçamentos de aproximadamente 40 cm, que geralmente é o raio de ação do vibrador. O tempo de vibração varia de acordo com a trabalhabilidade do concreto, podendo ficar entre 5 e 30 segundos em cada ponto.

Como concretar pilares altos?

Concretagem de pilares

  1. Lavar as formas antes da concretagem.
  2. Para pilares acima de 3,50 metros, devem ser abertas janelas nas formas para executar a concretagem em etapas de 2,50 metros. ...
  3. Concretar em camadas com espessura aproximada de 3/4 do comprimento da agulha do vibrador.

Quais os cuidados que deve se ter ao concretar um pilar com mais de 2m de altura?

Nos pilares, a altura de queda livre do concreto não pode ser superior a 2 m, pois pode ocorrer a segregação dos componentes. Nas lajes e vigas, o concreto deve ser lançado encostado à porção colocada anteriormente, não devendo formar montes separados de concreto para distribuí-lo depois.

O que acontece se não vibrar o concreto?

Vibrar o concreto de mais ou de menos também pode provocar vazios de concretagem. ... Já a falta de vibração em uma mistura que requer esse tipo de ação mecânica irá comprometer a homogeneidade do concreto e sua distribuição sobre as fôrmas.

Como evitar ninhos de concretagem?

Para evitá-las, o importante é que a equipe de obra saiba montá-las, assegurando a estanqueidade. No lançamento do concreto de alturas a partir de 1,50 m, a ação deve ser particularmente criteriosa, caso contrário, os agregados graúdos, mais pesados, podem se instalar no fundo da fôrma, separados da argamassa.

O que é vibrar concreto?

A vibração do concreto, chamada também de adensamento, é um processo fundamental na obtenção de um concreto denso e compacto. Através dela, diminui-se o número de vazios e de bolhas de ar e também se obtém a melhor acomodação dos agregados graúdos.

Pode concretar o pilar em duas etapas?

A grande maioria das construtoras divide a concretagem da estrutura de concreto armado em duas etapas: Na primeira etapa são concretados somente os pilares (até a cota do fundo de viga). E após alguns dias de trabalho, concretam-se as vigas e lajes. ... Favorece a cura do concreto dos pilares.

Pode emendar concreto?

Ao se fazer uma nova concretagem, deve-se aplicar um produto específico para promover a aderência desse concreto novo sobre o antigo, uma vez que o concreto por si só não tem capacidade de aderência ao concreto já curado.

Pode concretagem pilares vigas e lajes?

A concretagem das fundações e elementos estruturais (como pilares, vigas e lajes) é a etapa final, e muitas vezes, mais longa, de um conjunto de fases que envolvem as obras de uma edificação.

Postagens relacionadas: