Como verificar o estado das velas de ignição?
Índice
- Como verificar o estado das velas de ignição?
- Onde ficam as velas do motor?
- Como saber quando as velas estão ruins?
- Como testar velas resistivas?
- Como fazer leitura de velas de ignição?
- Como saber se a mistura está rica ou pobre?
- Qual o torque de aperto das velas?
- Como saber se as velas do motor está ruim?
- Como remover velas de ignição?
- Por que as velas de ignição precisam ser ajustadas?
- Como instalar uma vela de ignição no motor?
- Qual a resistência das velas de ignição?

Como verificar o estado das velas de ignição?
De acordo com a NGK, o ideal é verificar o estado de desgaste das velas a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação da montadora. Sempre que for checar as velas, vale a pena também avaliar as condições dos cabos e bobinas, para garantir o funcionamento perfeito de todo o sistema de ignição.
Onde ficam as velas do motor?
As velas fazem parte do sistema de ignição dos veículos. Elas estão presentes no final do sistema, sendo a peça responsável por iniciar a queima da mistura ar/combustível...
Como saber quando as velas estão ruins?
- Dificuldade ao dar a partida. ...
- Carro engasgando. ...
- Perda de desempenho. ...
- Aumento do consumo de combustível. ...
- Desgaste do eletrodo. ...
- Manchas no isolamento do eletrodo. ...
- Marcha lenta irregular. ...
- Base do isolamento quebrada.
Como testar velas resistivas?
– Verifique em qual cilindro ocorre a falha de ignição; – Troque a vela de cilindro e verifique se a falha mudou de cilindro, se isto não ocorreu é sinal que a falha não é da vela de ignição; – Com a ajuda de megômetro, verifique a isolação da vela.
Como fazer leitura de velas de ignição?
O eletrodo massa da vela deve ter uma cor uniforme, caso tenha uma marca branca na sua extremidade pode estar indicando o início de detonação, evidência observada na vela da esquerda levemente e mais aparente na vela da direita.
Como saber se a mistura está rica ou pobre?
No caso da mistura pobre, alguns barulhos no escapamento poderão ser ouvidos. O desempenho na mistura pobre pode ser melhor que na mistura rica, mas vai superaquecer rapidamente. Na mistura rica, a resposta fica mais lenta e poderá notar fumaça do escapamento.
Qual o torque de aperto das velas?
12) O torque de aperto varia de acordo com o diâmetro da rosca da vela e do metal do cabeçote do motor. A embalagem das peças tem uma pequena tabela para consulta. Neste caso, o diâmetro da vela é de 14 mm e o cabeçote é feito em alumínio. Portanto, o torque é de 2,5 a 3,0 kgfm.
Como saber se as velas do motor está ruim?
Como saber se a vela do motor está ruim
- O motor fica fraco de repente. ...
- O motor falha, como se fosse um “sopro”. ...
- O carro falha – como explicado no primeiro item – o motor apaga e simplesmente não pega mais.
- O consumo aumenta muito. ...
- Em alguns modelos a luz de injeção pode acender. ...
- Aparência.
Como remover velas de ignição?
- Remova e inspecione as velas de ignição e as bobinas de ignição. Estas não devem ter quaisquer fissuras ou vestígios de depósitos de carbono. O espaço entre os elétrodos laterais e centrais das velas de ignição deve estar dentro dos limites de tolerância. Verifique a resistência das velas de ignição utilizando um multímetro.
Por que as velas de ignição precisam ser ajustadas?
- A maioria das velas de ignição fabricadas hoje em dia, especialmente aquelas com eletrodos revestidos de platina ou irídio, não precisam ser ajustadas manualmente antes da instalação.
Como instalar uma vela de ignição no motor?
- Ao instalar a vela no bloco do motor, evite apertá-la em excesso. Ao aplicar torque excessivo, você pode acabar danificando a rosca da vela E a do motor. Velas de ignição são relativamente baratas, de modo que sua substituição é recomendada ao menor sinal de desgaste. Procure padronizar a folga de todas as velas instaladas no motor.
Qual a resistência das velas de ignição?
- Verifique a resistência das velas de ignição utilizando um multímetro. Fixe uma das sondas do dispositivo à rosca e a outra ao elétrodo central. Se a resistência for superior a 6 kOhm, recomenda-se que substitua os componentes. Remova e inspecione a tampa do distribuidor.