Como testar fusível com multímetro digital?
Índice
- Como testar fusível com multímetro digital?
- Como saber se o multímetro está queimado?
- Como saber se o fusível?
- O que acontece quando um fusível queima?
- O que pode queimar um multímetro?
- O que pode danificar um multímetro?
- Como saber se um fusível de seu carro está queimado?
- Qual a resistência de um fusível queimado?
- Como verificar o fusível elétrico de um carro?
- Qual o tipo de fusível adequado para um carro?

Como testar fusível com multímetro digital?
TESTANDO FUSÍVEIS
- Antes de iniciar a medição, ligue o multímetro e ajuste-o na configuração adequada. ...
- Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro. ...
- Se o multímetro estiver em ohms, a leitura deve ser aproximadamente a mesma obtida ao encostar as duas ponteiras.
Como saber se o multímetro está queimado?
Meça a resistência do fusível. Se estiver muito baixo (próximo a 0 ohms), ainda é bom. Se estiver muito alto (circuito aberto), está queimado. Um fusível de 200 mA deve ter um fio muito fino visível dentro do vidro.
Como saber se o fusível?
Assim, para evitar prejuízos maiores e manter a segurança do veículo, veja abaixo como os fusíveis devem ser verificados e trocados para que mantenham sua eficiência.
- Preste atenção aos sinais. ...
- Abra a caixa de fusíveis. ...
- Verifique o fusível correspondente. ...
- Confira o manual do proprietário. ...
- Troque o fusível queimado.
O que acontece quando um fusível queima?
Os fusíveis protegem os circuitos elétricos do automóvel contra a sobrecarga. Eles são dispositivos de segurança que ajudam a sua bateria e outros componentes eletrônicos a funcionar. ... Quando há um fusível queimado, isso pode fazer um fio sobrecarregar, derreter e pegar fogo.
O que pode queimar um multímetro?
Utilização indevida: Usar a ferramenta de teste para finalidade errada, pode levar a queima do seu equipamento e ou a medidas incorretas, colocando em risco também a integridade física do profissional e a qualidade do trabalho. Verifique a classificação da categoria (CAT) para cada instrumento manuseado.
O que pode danificar um multímetro?
Se o "técnico" for medir a corrente (que não existe), o multímetro será colocado numa condição de muito baixa resistência, ou seja, ele será um curto circuito! ... Ao ser ligado na tomada, a corrente circulante será extremamente alta causando sua queima imediata, conforme mostra a primeira Trapalhada do Eltron.
Como saber se um fusível de seu carro está queimado?
- Como saber se um fusível de seu carro está queimado? Escrito na categoria " Recall e manutenção " por André M. Coelho. Os fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos de um carro contra corrente excessiva (sobrecarga). Sem um fusível, um fio sobrecarregado pode derreter ou pegar fogo.
Qual a resistência de um fusível queimado?
- Um fusível queimado mostrará uma resistência muito alta (infinito). Para medir a resistência de qualquer componente elétrico, ele deve ser desconectado do circuito elétrico. Você não pode medir a resistência enquanto o componente estiver conectado ou ligado. Mude o multímetro para Ohms e conecte as sondas.
Como verificar o fusível elétrico de um carro?
- Quando qualquer componente elétrico de um carro não funciona, o primeiro passo é verificar o fusível que protege o circuito com este componente. Você pode encontrar o mapa do fusível no manual do proprietário ou na tampa da caixa de fusíveis.
Qual o tipo de fusível adequado para um carro?
- Ao substituir um fusível, somente o tipo de fusível adequado pode ser usado. Este é um fusível de 15 amperes; na maioria dos carros, vem azul. Alguns tipos de fusíveis, como os minifusíveis de baixo perfil na foto acima, são universais e podem ser comprados em qualquer loja de autopeças.