adplus-dvertising

Como saber se o fusível está queimado com multímetro?

Índice

Como saber se o fusível está queimado com multímetro?

Como saber se o fusível está queimado com multímetro?

Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto mantiver as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está fechado e o fusível está funcionando. Caso contrário, ele está danificado.

Como saber se um fusível está queimado?

Com a sonda positiva, verifique a tensão em ambos os lados de cada fusível. Um fusível é apenas um condutor elétrico. Se ambos os lados mostrarem 12 volts, o fusível é bom. Se um lado mostra 12 volts, branco o outro não mostra tensão, você encontrou o fusível queimado.

Como testar fusível cartucho?

Ligue o multímetro e ajuste-o na configuração adequada. Gire o seletor até a marca de Ω (ohms) para medir resistência elétrica. Antes de começar o teste, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível.

Como medir a amperagem de um fusível?

Use uma calculadora para dividir o número de watts pela voltagem. No caso de um circuito de 110 volts, usando 1200 watts, o cálculo seria 1200/110 = 10,9 amps.

Qual é o fusível?

Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração. O fusível é um corpo oco, como um cano de vidro ou plástico muito pequeno. Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho.

O que causa a queima de um fusível?

Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada. No entanto, há outras situações que podem queimar um fusível.

Como saber se o fusível queimou do carro?

Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.

O que é fusível aberto?

Partindo do comportamento elétrico do fusível, podemos dizer que se ele estiver bom, deve apresentar uma baixa resistência, uma resistência praticamente nula, com continuidade para a corrente, enquanto que um fusível queimado ou aberto não deixa passar a corrente, ou seja, tem uma resistência infinita.

Como saber se fusível de vidro queimou?

Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.

Como ler um fusível?

A primeira letra (minúscula), denomina a “Faixa de Interrupção”, ou seja, com que tipo de sobrecorrente o fusível irá atuar. São elas: “g“ – Atuação para sobrecarga e curto. “a“ – Atuação apenas para curto-circuito.

Como fazer o teste de fusíveis com multímetro?

  • O teste de fusíveis com um multímetro é comparativamente simples de se fazer e o componente em questão é barato e fácil de manusear. Muitos tipos de fusíveis permitem uma inspeção visual que pode confirmar se o componente ainda funciona.

Qual a resistência de um fusível queimado?

  • Um fusível queimado mostrará uma resistência muito alta (infinito). Para medir a resistência de qualquer componente elétrico, ele deve ser desconectado do circuito elétrico. Você não pode medir a resistência enquanto o componente estiver conectado ou ligado. Mude o multímetro para Ohms e conecte as sondas.

Como saber se um fusível de seu carro está queimado?

  • Como saber se um fusível de seu carro está queimado? Escrito na categoria " Recall e manutenção " por André M. Coelho. Os fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos de um carro contra corrente excessiva (sobrecarga). Sem um fusível, um fio sobrecarregado pode derreter ou pegar fogo.

Será que o fusível está queimado?

  • Se o fusível estiver queimado, não haverá leitura alguma. Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto manter as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está "fechado" e o fusível está funcionando.

Postagens relacionadas: