adplus-dvertising

Como analisar as contas do condomínio?

Índice

Como analisar as contas do condomínio?

Como analisar as contas do condomínio?

Há duas formas de saber se há irregularidades nas contas de um prédio: analisar a pasta de prestação de contas e o balanço mensal. A primeira deve conter todas as despesas do condomínio, desde a compra de canetas até de materiais para obras. Pode ser consultada pelos moradores a qualquer hora, na própria administração.

Como fiscalizar as contas do condomínio?

O Conselho Fiscal pode fiscalizar o síndico por meio das seguintes atividades:

  1. Conferência periódica das contas e respectivos comprovantes de despesas;
  2. Análise e emissão de parecer sobre as contas;
  3. Autorização para o síndico realizar despesas não previstas em orçamento;

Quem aprova as contas do condomínio?

A prestação de contas no condomínio deve ser aprovada pelos condôminos em assembleia. É feita a 1ª convocação, sendo necessário atingir quórum de metade do número total de condôminos.

Quem pode pedir prestação de contas de condomínio?

Apenas quem pode pedir a prestação de contas é a assembleia, seja essa assembleia convocada pelo síndico, seja convocada por 1/4 dos condôminos. Fora da assembleia o máximo que você consegue é ver as pastas contábeis, de acordo com o costume local.

O que compoe as receitas do condomínio?

Receitas. A principal receita do condomínio são as taxas condominiais, que devem ser pagas pelos condôminos. É importante que estejam discriminadas as unidades que estão em dia com as suas obrigações e as que não estão.

O que acontece quando as contas do síndico não são aprovadas?

Se não for solucionado o conflito, e as contas não forem aprovadas pela maioria dos condôminos, presentes a assembleia, concede-se ao síndico um prazo que, geralmente, é de 45 dias para regularizá-las. ... Outra atitude que o síndico poderá tomar é renunciar ao cargo ou solicitar seu afastamento.

Onde posso reclamar do meu condomínio?

1. Formalize sua reclamação para o Síndico, por escrito, diretamente no livro de ocorrência do condomínio. O livro deve conter folhas sequenciais, numeradas e deve ficar acessível para todos os condôminos.

Quem fiscaliza o síndico?

Diário das Leis Responde: Geralmente os condomínios possuem um conselho fiscal, formado por moradores para fiscalizar as contas do condomínio e as ações do síndico. A convenção do condomínio também pode trazer regras específicas para controle e fiscalização das ações do síndico.

Como reprovar as contas do síndico?

c) Utilizar o fundo de reserva sem aprovação em assembleia; d) Fazer aplicações/investimento com o fundo de reserva sem aprovação em assembleia e com prejuízos; e) Não comprovar gastos realizados com comprovantes ou nota fiscal; f) Fazer obras sem aprovação de assembleia, exceto as necessárias.

O que apresentar na prestação de contas do síndico?

Entenda como é feita a prestação de contas do síndico

  • Extrato da conta bancária;
  • Investimentos;
  • Receitas do condomínio;
  • Livro caixa;
  • Despesas e seus documentos comprobatórios;
  • Relatório de inadimplência (cuidado para não expor os condôminos);
  • Balancete.

Como analisar as contas do condomínio?

  • Mas por bom-senso e a transparência é importante que as contas sejam enviadas com uma boa antecedência. Este procedimento poderá constar no regulamento do condomínio para assegurar aos condóminos tempo suficiente para analisar das contas. Primeiro é importante perceber a função de cada um dos documentos contabilísticos.

Como montar a prestação de Contas do condomínio?

  • A partir dele é possível montar a prestação de contas do condomínio residencial ou comercial, obrigatória conforme o Art. 1348, VIII, do Código Civil. Um bom demonstrativo financeiro também facilita a elaboração da previsão orçamentária.

Como funciona a Assembleia de Contas do condomínio?

  • Este tema é uma série de dois artigos com a finalidade de guiar o leitor na análise as contas do condomínio com eficácia. Segundo o art.º1431, n.º 1, do Código Civil, a assembleia deve reunir-se uma vez por ano para discussão e aprovação das contas associadas ao último ano, bem como do orçamento das despesas a efetuar durante o ano.

Por que as contas bancárias devem estar em nome do condomínio?

  • Mesmo que o administrador seja da confiança de todos os moradores, as contas devem estar em nome do condomínio. Por exemplo, se o administrador morrer, todo o dinheiro em seu nome reverte para os herdeiros. Já se o destino lhe reservar dívidas que não consiga pagar, é provável que as suas contas bancárias sejam penhoradas.

Postagens relacionadas: