Como tratar Discinese escapular?
Índice
- Como tratar Discinese escapular?
- O que é Discinese escapular?
- O que causa Discinese escapular?
- Quais os tipos de Discinese escapular?
- Quando devemos abordar a Discinese escapular no tratamento do ombro?
- Como destravar a escápula?
- Qual a relação entre a discinesia escapular e as dores no ombro?
- Quais os músculos da escápula?
- O que é Discinese escapular e qual a relação da Discinese escapular com a dor no ombro?
- Qual a relação da Discinese escapular com a dor no ombro?

Como tratar Discinese escapular?
Tratamento. A maior parte dos pacientes, nos quais a discinesia é um problema funcional decorrente de desequilíbrios musculares, o tratamento envolve o reequilíbrio da musculatura, com fortalecimento das musculaturas enfraquecidas e alongamento das estruturas contraturadas.
O que é Discinese escapular?
A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.
O que causa Discinese escapular?
Desequilíbrio muscular (funcional) É a causa mais mais comum de discinesia da escápula. Existem 3 músculos principais para estabilizar a escápula, que são: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.
Quais os tipos de Discinese escapular?
O tipo I é caracterizado, em repouso, pela projeção da borda medial inferior e, durante os movimentos de elevação do braço, o ângulo inferior se projeta posteriormente. No tipo II, a projeção acontece na borda medial da escápula no repouso e no movimento.
Quando devemos abordar a Discinese escapular no tratamento do ombro?
Dessa forma, o termo “discinese escapular” é melhor empregado quando a biomecânica alterada da escápula no repouso ou durante o movimento é resultado da disfunção, contratura ou fraqueza de seus estabilizadores (18-21).
Como destravar a escápula?
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
Qual a relação entre a discinesia escapular e as dores no ombro?
A presença associada da discinesia escapulotorácica e a referência de dor no ombro sugerem que existe uma relação de causalidade entre estas(9). Dessa forma, pode-se pensar que o atleta de natação possui os fatores predisponentes de dor no ombro supracitados e a presença da dor pode interferir no seu desempenho máximo.
Quais os músculos da escápula?
Músculos que atuam na Escápula
- Trapézio.
- Rombóide maior e menor.
- Levantador da escápula.
- Peitoral menor.
- Serrátil anterior.
- Subclávio.
O que é Discinese escapular e qual a relação da Discinese escapular com a dor no ombro?
Introdução: A discinese escapular é definida como alterações cinemáticas do ritmo escapulo-umeral e parece estar associada com sobrecargas articulares, sendo considerada por muitos autores como um dos principais fatores de risco para a lesão do complexo articular de ombro.
Qual a relação da Discinese escapular com a dor no ombro?
A escápula possui funções essenciais no ombro do atleta de arremesso. Qualquer desequilíbrio presente entre as estruturas responsáveis pela sua estabilidade originará uma condição denominada discinesia escapular, a qual é comumente acompanhada de dor no ombro.