adplus-dvertising

O que é a síndrome de Burnout em professores?

Índice

O que é a síndrome de Burnout em professores?

O que é a síndrome de Burnout em professores?

Uma síndrome se instala no mundo do trabalho docente: o burnout, que significa perda de energia, desistência. Síndrome que não representa uma ameaça apenas à saúde do professor, mas à saúde dos demais trabalhadores e da sociedade como um todo.

Como a síndrome de Burnout afeta os professores?

Exaustão, ansiedade, desmotivação, dores, insônia, falta de memória, irritabilidade e angústia são alguns dos sintomas clássicos de um distúrbio psíquico que vem se tornando cada dia mais comum entre os docentes: a síndrome de burnout.

Que características do trabalho docente podem representar fatores de risco a Síndrome de Burnout?

Utilizando como referência a literatura e os resultados desta pesquisa, foi possível constatar a presença de fatores decisivos para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout entre os professores como, por exemplo, a violência instalada no ambiente escolar, a jornada de trabalho excessiva, os baixos salários, a idade do ...

Como prevenir a Síndrome de Burnout em professores?

Dicas para evitar a Síndrome de Burnout

  1. Não ignore os sintomas físicos e emocionais. ...
  2. Promova espaços de troca e discussão no trabalho;
  3. Estabeleça prioridades. ...
  4. Identifique quais são os seus causadores de estresse mais comuns. ...
  5. Organize sua rotina de maneira que sempre haja tempo para uma atividade de lazer. ...
  6. Movimente-se!

Como a síndrome afeta professores?

Quais são as causas? As causas geralmente são associadas a uma carga excessiva de trabalho, que gera um estresse intensivo de caráter depressivo e compromete a vida do profissional da educação, no caso da síndrome de burnout em professores.

O que é síndrome de Burlo?

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.

Para que o professor evite a síndrome de Burnout?

A melhor maneira de prevenir a síndrome de Burnout é evitar situações desgastantes no trabalho e praticar atividades que diminuam o estresse. Lembre-se que o desenvolvimento da síndrome está associado a esgotamento físico e mental, e condutas mais saudáveis contribuem para evitar a progressão do distúrbio.

Porque o trabalho docente apresenta altos riscos para o desenvolvimento da síndrome de Burnout?

Professores com menos de 40 anos apresentam maior risco de incidência, provavelmente devido às expectativas irrealistas em relação à profissão. Jovens precisam aprender a lidar com as demandas do trabalho (Maslach,1982) e, por esta razão, podem apresentar maiores níveis da síndrome.

O que é a síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

O que devemos fazer para prevenir a Síndrome de Burnout?

Dicas para você evitar o Burnout

  1. Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.
  2. Mantenha uma rotina saudável de sono, dormindo pelo menos 8 horas por noite.
  3. Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.
  4. Faça atividades fora da rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema.

Qual é o código da síndrome de Burnout?

  • Assim como toda doença reconhecida pela comunidade científica da área de saúde, a síndrome de burnout tem um código dentro da CID – Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, uma lista criada pela OMS.

Como Prevenir a síndrome de Burnout?

  • A melhor maneira de prevenir a síndrome de Burnout é evitar situações desgastantes no trabalho e praticar atividades que diminuam o estresse. Lembre-se que o desenvolvimento da síndrome está associado a esgotamento físico e mental, e condutas mais saudáveis contribuem para evitar a progressão do distúrbio.

Será que a síndrome de Burnout é consequência do estresse?

  • É muito comum que as pessoas confundam a Síndrome de Burnout com o estresse. Na verdade, ocorre que os sintomas do estresse constante estão presentes na Síndrome de Burnout. Em outras palavras, a síndrome de Burnout é uma consequência do estresse crônico.

Que doenças podem surgir no ambiente de trabalho?

  • Depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras afetam profundamente a vida de quem tem a doença e também dos familiares e pessoas do seu convívio. E essas doenças podem surgir no ambiente de trabalho; na verdade, o ambiente de trabalho pode ser a causa – ou uma das causas – das doenças psicossociais, especialmente no caso da síndrome de burnout.

Postagens relacionadas: