Como fazer a prorrogacao do Fies?
Índice
- Como fazer a prorrogacao do Fies?
- Como fica o pagamento do Fies na pandemia?
- O que acontece se a pessoa não pagar o Fies?
- Como solicitar a suspensão do pagamento do Fies?
- Como pausar as parcelas do FIES 2021?
- Porque o FIES foi adiado?
- O que acontece se eu não conseguir pagar o Fies?
- Qual o prazo para validação do Fies?
- Quando começa o parcelamento do Fies?
- Como obter o benefício do novo FIES?
- Quando começarão a valer as regras do Fies?

Como fazer a prorrogacao do Fies?
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies. A prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos assinados até dezembro de 2017.
Como fica o pagamento do Fies na pandemia?
Ano passado estudantes foram liberados do pagamento por causa da pandemia. O Projeto de Lei 1133/21, do Senado, prorroga por um ano, a partir de 1º de janeiro de 2021, a suspensão temporária das obrigações financeiras dos estudantes beneficiários do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O que acontece se a pessoa não pagar o Fies?
Quem não paga a dívida do FIES e é inscrito no CADIN é impossibilitado de abrir contas, receber empréstimos, utilizar cheque especial e tem a restituição do imposto de renda bloqueada.
Como solicitar a suspensão do pagamento do Fies?
Para isso, basta fazer login com número da conta e senha cadastrada, ir no “Menu”, em seguida em “Solução de Dívidas” e selecionar “Suspensão FIES”. Apesar de não ser necessário assinar termo aditivo e nem comparecer com o fiador no banco, é preciso que o estudante tenha ciência e concorde com as condições de pausa.
Como pausar as parcelas do FIES 2021?
Acesse o SIFES através do endereço http://sifesweb.caixa.gov.br e, após efetuar o login, selecione as opções Contrato FIES>Contrato. Esta opção irá apresentar dados do contrato. Clique em “Pausar Contrato”. Serão apresentadas, na tela, as opções possíveis para a pausa, conforme cada situação.
Porque o FIES foi adiado?
O Senado Federal aprovou a suspensão do pagamento das parcelas do FIES neste ano. A decisão foi aprovada na última quarta-feira (5). ... Essa não é a primeira vez que o pagamento do Financiamento Estudantil é adiado, devido à situação de calamidade pública, provocada pela pandemia.
O que acontece se eu não conseguir pagar o Fies?
Quem não paga a dívida do FIES e é inscrito no CADIN é impossibilitado de abrir contas, receber empréstimos, utilizar cheque especial e tem a restituição do imposto de renda bloqueada.
Qual o prazo para validação do Fies?
- O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou por 30 dias o prazo para validação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a ser feita pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSAs). Foi também prorrogado pelo mesmo período o prazo para formalização do financiamento estudantil junto ao agente ...
Quando começa o parcelamento do Fies?
- O parcelamento começa em 31 de março de 2021. Pela proposta aprovada pelo Congresso, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde atuantes no enfrentamento do coronavírus no Sistema Único de Saúde (SUS) poderão contar com desconto nas prestações do Fies a partir do sexto mês de trabalho.
Como obter o benefício do novo FIES?
- Para obter o benefício, o estudante deverá manifestar o interesse ao banco no qual detém o financiamento por meio dos canais de atendimento existentes para essa finalidade. Bolsonaro vetou apenas o trecho que retirava do Comitê Gestor do Fies a responsabilidade de definir os cursos aptos ao financiamento complementar do Novo Fies.
Quando começarão a valer as regras do Fies?
- As novas regras começam a valer a partir de hoje. O Fies financia cursos de graduação para alunos de faculdades privadas. Terão direito à suspensão dos pagamentos os estudantes em dia com as prestações do financiamento e aqueles com parcelas em atraso por, no máximo, 180 dias, contanto que fossem devidas até 20 de março de 2020.